“Este próximo fevereiro é o último fevereiro que qualquer pessoa que vive agora verá. Isso porque o mês de fevereiro deste ano tem o seguinte que acontece apenas uma vez em 823 anos. Este mês de fevereiro tem quatro domingos, quatro segundas-feiras, quatro terças-feiras, quatro quartas-feiras, quatro quintas-feiras, quatro sábados”, destaca-se num post que está a ser partilhado viralmente no Facebook.
“Isso se chama Miracleln. Então envie para pelo menos cinco pessoas ou cinco grupos e um milagre acontecerá em quatro dias. Baseado em milagres bíblicos inexplicáveis. Envie dentro de 11 minutos após a leitura”, conclui-se.
Analisando o calendário de 2023 confirma-se que o mês de fevereiro tem quatro dias de cada dia da semana. E se este alinhamento só acontece uma vez por cada 823 anos, então já não aconteceria desde o ano de 1200…
No entanto, o facto é que em fevereiro de 2022 também houve quatro dias de cada dia da semana, assim como em 2021. O mesmo não acontecerá em fevereiro de 2024 que terá cinco quintas-feiras. Nem aconteceu em fevereiro de 2020 em que se contaram cinco sábados.
Onde é que reside a diferença? 2020 e 2024 são anos bissextos, ou seja, o mês de fevereiro conta com 29 dias em vez de 28. Nestes anos em particular, há um dos dias que se repete cinco vezes.
Contactado pelo Polígrafo, Júlio Severino das Neves, professor do departamento de Matemática da Universidade de Coimbra, confirma que esta teoria difundida nas redes sociais “é falsa“.
“A repetição que menciona acontece em todos os fevereiros de anos não bissextos. Cada semana tem exatamente sete dias. Num ano não bissexto, fevereiro tem exatamente 28 dias. Como 28:7=4, num ano não bissexto, fevereiro tem exatamente quatro semanas. Portanto, tem exatamente quatro segundas, quatro terças, quatro quartas, quatro quintas, quatro sextas, quatro sábados e quatro domingos”, explica o matemático.
A alegação de que o “Miracleln” acontece a cada 823 anos é recorrente. Em 2021, o Polígrafo já tinha verificado uma teoria parecida mas referente a outubro.
Indicavam várias publicações nas redes sociais que o mês de outubro iria “ter cinco sextas-feiras, cinco sábados e cinco domingos”, fenómeno que, supostamente, acontece “a cada 823 anos”. Outra teoria falsa.
________________________________
Avaliação do Polígrafo: