O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Imagem de árvore de Natal cósmica que circula nas redes sociais é mesmo verdadeira?

Sociedade
O que está em causa?
Nas redes sociais, vários utilizadores partilharam a imagem de uma suposta "árvore de Natal no espaço" formada por estrelas e outros corpos cósmicos. Mas será a imagem verdadeira?

Vários utilizadores têm partilhado no X uma imagem do que parece ser uma árvore de Natal no espaço sideral, formada por corpos estelares. Mas será que se trata mesmo de uma imagem verdadeira?

A árvore de Natal cósmica é, de acordo com a NASA, “um aglomerado de estrelas jovens – com idades entre cerca de um e cinco milhões de anos de anos”. O aglomerado de estrelas encontra-se na via Láctea, a galáxia onde está o sistema solar, a “ cerca de 2.500 anos-luz da Terra”. Chama-se NGC 2264 e contém estrelas de diversas dimensões, com algumas a atingirem massas equivalentes a sete sóis. A imagem foi captada pelo Observatório de Raios-X Chandra.

No site da agência espacial, a NASA explicou que as semelhanças entre as cores e a forma do aglomerado de estrelas e uma árvore de Natal foram enaltecidas “através de escolhas de cor e rotação”. A imagem original do aglomerado foi rodada cerca de 150 graus para obter uma perspetiva que mais se assemelha à de uma árvore.

A parte mais verde da árvore corresponde a gases. Na imagem animada que também foi divulgada pela NASA existe uma espécie de luzes azuis e brancas que parecem as luzes típicas das árvores. Tratam-se de “estrelas jovens que emitem raios-X”, captados por um observatório da agência. No entanto, esclarece a agência espacial, o piscar sincronizado da imagem animada é artificial. Na verdade, as luzes emitidas por estas estrelas não são síncronas.

A 19 de dezembro de 2023, a própria NASA partilhou uma outra imagem da árvore cósmica na página oficial de X

A imagem da árvore de natal cósmica é, de facto, verdadeira. Trata-se do aglomerado de estrelas NGC 2264 que existe na Via Láctea, como foi confirmado pela NASA em 2023.

_______________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque