Em mensagem enviada ao Polígrafo, um leitor partilhou uma suposta fotografia do que diz serem “vários gelados do Lidl à venda no Pingo Doce”. Na imagem é possível ver duas caixas de gelados em forma de pinheiro de Natal da marca “Deluxe”, ambas com uma etiqueta cor-de-laranja que indica uma promoção por “aproximação do fim do prazo de validade”.
Mas será que a fotografia, alegadamente captada num Pingo Doce, é verdadeira?
De acordo com a análise da plataforma de deteção de deepfakes “True Media”, a imagem contém “pouca evidência” de ter sido criada com recurso a inteligência artificial (IA) generativa. No entanto, acautela que o veredicto é “incerto: pode ser autêntico ou manipulado”.
Para dar suporte ao diagnóstico, recorreu-se à extensão Hive Moderation, que também avalia a probabilidade de uma determinada imagem ter sido criada por IA. Em relação à imagem em questão, a ferramenta tem muito poucas dúvidas: apenas 1,2% de probabilidade de ser gerada por IA.
Há vários elementos na imagem dão suporte à teoria de que esta imagem foi captada, efetivamente, numa loja Pingo Doce. Em primeiro lugar, a etiqueta de preço que existe no produto imediatamente acima tem o design das que existem nas lojas Pingo Doce, como o Polígrafo verificou presencialmente numa loja.
Também é possível constatar isto em publicações da página oficial do Pingo Doce nas redes sociais e no site da cadeia de supermercados.
A etiqueta cor-de-laranja, de “aproximação do fim do prazo de validade”, também corresponde à utilizada pelo Pingo Doce, como comprova uma publicação de setembro de 2020, feita na sua página oficial de Facebook.
Na etiqueta cor-de-laranja, a descrição do produto não corresponde à caixa de gelados onde foi colocada. “Gel. cones pingo doce clássico 6X 120ml”, lê-se. Ora, estas palavras, pesquisadas no Google, levam-nos até à página de uma caixa de gelados da marca Pingo Doce. O preço original, indicado na etiqueta, é o mesmo que surge no site para estes gelados.
À volta da caixa de gelados “Deluxe” existem outros produtos. Na prateleira acima, vemos uma outra caixa de gelados com uma etiqueta onde se lê “Gel. MPK Sandwich XXL Nocilla Olá” e está indicado um preço de 6,99 euros. Estes gelados estão à venda no Pingo Doce, como se pode confirmar no site Mercadão. Ainda que à data de publicação deste texto haja uma promoção em vigor, o site indica como preço original do produto o valor que está na etiqueta da imagem.
Em e-mail enviado ao Polígrafo, o Lidl confirmou “que ‘Deluxe’ é uma das marcas próprias da insígnia internacional” e esclareceu ainda que “o produto nunca se encontrou à venda nas suas lojas em Portugal”. Refere também que na imagem “a rotulagem do produto em questão não está escrita na língua portuguesa, testemunhando que não se destinava ao mercado português”.
O Polígrafo questionou o Pingo Doce sobre a situação, mas a empresa optou por não responder às questões enviadas.
Assim sendo, toda a evidência – a colocação e o design das etiquetas, o texto que aparece nas mesmas, os produtos que estão à venda, os preços indicados e o facto de duas ferramentas dizerem que a probabilidade de a imagem ter sido criada com recurso a IA é muito baixa – aponta para que, de facto, a imagem com gelados do Lidl em prateleiras de um Pingo Doce seja verdadeira.
_____________________________
Avaliação do Polígrafo: