No Facebook, várias páginas têm partilhado, nos últimos dias, a fotografia de uma pequena ponte de madeira sobre um rio onde se vê também uma placa que diz “Arroyo Abrilongo”. Com “apenas 6 metros”, começa por dizer a descrição da publicação, a “ponte internacional mais pequena do mundo fica no Alentejo”. Será mesmo verdade?
“É na freguesia de Esperança que se localiza a ponte internacional mais pequena do mundo”, lê-se no site oficial do município de Arronches (Portalegre). A ponte, chamada Ponte Internacional do Marco, une a freguesia de Esperança ao município espanhol de La Codosera.
A ponte foi construída em 2008 e atravessa a ribeira de Abrilongo. Segundo o TheMayor.eu, um site da organização sem fins lucrativos EuroAdvance Association, tem seis metros de comprimento e 1,45 de largura, o que faz com que só possa ser atravessada por pessoas a pé ou de bicicleta.
É comum encontrar, online, a informação de que o título de ponte internacional mais pequena do mundo une a ilha canadiana de Zavikon, em Ontario, a uma ilha de Nova Iorque. No entanto, o site de Fact-checking “Snopes” já escreveu um artigo que desmente esse suposto facto. A ilha, tradicionalmente apontada como sendo norte-americana, localiza-se num espaço que ainda pertence ao Canadá, o que faz com que a ponte não seja, sequer, internacional: une dois territórios canadianos.
Mas mesmo que fosse, continuava, ao ter cerca de 9,75 metros, a ser mais pequena do que a Ponte Internacional do Marco, que tem apenas seis.
Sendo assim, confirma-se que, com apenas seis metros, a ponte internacional mais pequena do mundo pode mesmo ser encontrada no Alentejo, no distrito de Portalegre.
______________________________
Avaliação do Polígrafo: