A menos de um mês do Natal, um utilizador no Facebook criticou a Câmara Municipal de Sesimbra por ainda não ter colocado, a 10 de dezembro, iluminação de Natal na freguesia da Quinta do Conde. “Este ano, a população da Quinta do Conde portou-se muito mal”, começa por considerar o autor da publicação, uma vez que “a Câmara de Sesimbra não mete luzes de Natal”. Na caixa de comentários, porém, há quem diga ter visto luzes colocadas no passado sábado, 7 de dezembro, “no parque da vila”.
Será então verdade que a Câmara de Sesimbra, a 10 de dezembro, ainda não tinha colocado luzes de Natal na freguesia de Quinta do Conde, ao contrário do que aconteceu nas restantes freguesias do concelho?
A 3 de dezembro, a Junta de Freguesia da Quinta do Conde já tinha deixado, na sua página de Facebook, um esclarecimento acerca da colocação de luzes de Natal. “A Junta de Freguesia informa que a mesma tem sido da responsabilidade da Câmara Municipal de Sesimbra, que a implementa por todo o Concelho de Sesimbra”, escreveu. No dia seguinte, na caixa de comentários de uma das suas próprias publicações, a Junta reforçou que “também foi surpreendida pela situação, que lamenta”.
Questionada pelo Polígrafo, a Câmara Municipal de Sesimbra garantiu que “as iluminações na freguesia da Quinta do Conde estão ligadas desde quinta-feira, 5 de dezembro”. Admitiu, também, que este foi o último local onde a iluminação de Natal foi colocada: “Nos restantes pontos do concelho as luzes foram ligadas na a 3 de dezembro”.
No caso da Quinta do Conde, “este ano as iluminações foram reunidas no Parque da Vila”, esclareceu a autarquia, que partilhou fotografias das iluminações colocadas no local.
Assim sendo, é falso que a Câmara Municipal de Sesimbra não tivesse colocado, a 10 de dezembro, iluminações de Natal em Quinta do Conde. A autarquia esclareceu ao Polígrafo que sim, as luzes foram colocadas mais tarde do que nas restantes freguesias, mas a 5 de dezembro já estavam no Parque da Vila.
_______________________________
Avaliação do Polígrafo: