A história do Pai Natal tem origem em São Nicolau, uma figura religiosa da região da atual Turquia, que ficou conhecido por ajudar os mais pobres e colocar moedas nos sapatos das pessoas, que na altura eram deixados à porta de casa.
Muitos foram os contributos para que São Nicolau se viesse a transformar no Pai Natal como hoje o conhecemos. Em 1863, começou a ganhar forma pelas mãos do ilustrador Thomas Nast através dos cartoons publicados na “Harper’s Weekly”. Ao longo dos anos, o ilustrador foi publicando variações da imagem de um velho de barbas brancas que transmitia alegria aos soldados que estavam longe de casa. De amarelo, de verde e de azul, as cores do Pai Natal foram mudando, até que, em 1881, Thomas Nast desenha uma figura que se aproxima à imagem que hoje conhecemos.
Das ilustrações de Thomas Nast até ao Pai Natal da Coca-Cola foi preciso chegar à década de 1920, quando surgiram os primeiros anúncios de Natal da marca no “The Saturday Evening Post” para incentivar ao consumo da bebida durante o inverno. Em 1930, o cartoonista Haddon Sundblom inspira-se no poema de Clement Clark Moore “Uma visita de São Nicolau” e cria os míticos anúncios da marca.
______________________________
Avaliação do Polígrafo: