O vídeo está a ser partilhado viralmente nas redes sociais, do Facebook ao Instagram, e parece mostrar um homem de costas, junto a uma banca de supermercado, em posição que sugere estar a urinar sobre alguns produtos expostos.
Na descrição garante-se: “Imigrante muçulmano urina em produtos derivados de porco num supermercado na Holanda. ‘Nós não comemos carne de porco’, explicam os seus amigos.”
Esta história é verdadeira?
Através de pesquisa reversa das imagens descobre-se que o vídeo foi originalmente publicado a 14 de dezembro de 2023, no Instagram, mais precisamente numa conta denominada como “Buurtwachtt”. Na descrição que apresenta nesta rede social, tudo aponta para que o utilizador, Danny Derix, seja um criador de conteúdos digitais dos Países Baixos – contando, nesta plataforma, com 43 mil seguidores.
Cinco dias depois, segundo reporta a AFP Checamos, o utilizador forneceu mais esclarecimentos sobre o vídeo em causa, através de uma storie partilhada na mesma rede social: “Sabem o esforço que é necessário para ter a motivação de acordar todas as manhãs e ter uma boa ideia, como urinar sobre carne de porco? Sabem o esforço que é necessário? Tenho o trabalho mais difícil do mundo.” Além disso, existem ainda outros conteúdos, na mesma conta, que parecem mostrar um indivíduo a urinar em diferentes locais.
Ao mesmo órgão de comunicação social, Danny Derix confirmou que “o vídeo é completamente falso” e que as imagens foram captadas num supermercado da cadeia de retalho Albert Heijn, em Zaandam, Países Baixos – a qual disse, por sua vez, não ter conhecimento sobre um incidente desta natureza nos seus estabelecimentos. Este indivíduo acrescentou, ainda, que o protagonista da filmagem é um “amigo” que “nunca urinou na carne nem nada do género”.
Quanto ao som que parece sustentar que tal ato teria efetivamente acontecido, providenciou mais algumas explicações: “Eu utilizei um efeito de som de urina e adicionei-o ao vídeo original. O meu objetivo foi mostrar ao mundo como é fácil criar uma informação falsa e passá-la como verdadeira.”
No dia 20 de dezembro de 2023 publicou no YouTube um vídeo em que dá a conhecer a série de quatro vídeos, por ele criados, onde se simulam situações de pessoas que estariam alegadamente a urinar em diferentes sítios, informando acerca dos “truques” utilizados para dar maior credibilidade aos cenários apresentados e esclarecendo que o seu objetivo era ilustrar “como a informação falsa é difundida”.
_______________________________
Avaliação do Polígrafo: