O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Pedro Pinto: “Chega ganhou em 60 concelhos, um quinto do país”

Política
O que está em causa?
Nas legislativas de 18 de maio, o partido de André Ventura conseguiu o seu melhor resultado de sempre, podendo - com os votos da emigração, ainda desconhecidos - ascender a segunda força política nacional. Pedro Pinto disse, em entrevista à SIC Notícias, que o Chega ficou em primeiro lugar em 60 concelhos do país. Verdade ou mentira?

Esta segunda-feira, em entrevista à SIC Notícias, Pedro Pinto, do Chega, afirmou que as eleições autárquicas, a acontecer ainda este ano, “são o grande foco” do partido a partir de agora. Depois de sublinhar que ter “força autárquica” é essencial para o Chega poder ser um partido de governação no futuro, Pedro Pinto lembrou também que o partido ganhou as eleições “em 60 concelhos (…) um quinto do país”. 

Confirma-se?

Sim. Nos distritos de Faro e Santarém o Chega venceu em 11 concelhos, sendo estes os dois distritos onde o partido de André Ventura teve maior sucesso nas urnas.

Segue-se Beja, onde o Chega ganhou em oito concelhos, Portalegre e Setúbal (sete concelhos cada) e Évora (seis concelhos).

No distrito de Lisboa, o partido ficou em primeiro lugar em cinco concelhos, em Leiria venceu em três. Por fim, garantiu a vitória em dois concelhos nos Açores.

Somando tudo, são, como afirmou Pedro Pinto, 60 concelhos. Num universo de 308 concelhos, os territórios onde o Chega venceu representam 19,48%. Ou seja, arredondando às unidades, 20%, “um quinto” do total nacional.

A tabela seguinte mostra, detalhadamente, por distrito, os concelhos em que o Chega venceu.

______________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque