O primeiro jornal português
de Fact-Checking

“Superou Cristiano Ronaldo”. Este salto de Mert Kömür, jogador do Augsburg, tornou-se viral nas redes sociais. Será verdadeiro?

Desporto
O que está em causa?
Será possível que o médio alemão de 18 anos tenha saltado mais de 2.93 metros num jogo entre o Augsburg e o St. Pauli? O Polígrafo conferiu a partida.

Uma suposta fotografia de um jogo entre os clubes alemães St Pauli e Augsburg tornou-se absolutamente viral nas redes sociais. São centenas as partilhas do momento em que Mert Kömür, médio de 19 anos, salta tão alto que, diz-se, ultrapassa mesmo o recorde de Cristiano Ronaldo.

“Finalmente, encontramos um jogador que salta igual ou mais alto que Cristiano Ronaldo. O jogador alemão Mert Kömür de 19 anos que joga em Augsburgo chamou a atenção com o seu incrível salto durante a partida contra o St. Pauli. Brutal”; “Chama-se Mert Kömür, tem 19 anos, 1,80 metros de altura e acaba de nos dar o maior salto dos últimos tempos. Conseguiu algo que nunca imaginámos que veríamos: superar Cristiano Ronaldo. É uma loucura”. O ponto comum entre todos os “posts” é a fotografia que comprova o “feito”: frente a dois jogadores (o número 44 do St. Pauli, van der Heyden, e o número 15 do Augbsburg, Steve Mounié), Kömür salta, alegadamente, três metros para cabecear a bola. Mas será que foi mesmo assim?

Não. A desconfiança de vários internautas face a esta fotografia – alvo de photoshop – tem razão de ser. O Polígrafo viu o jogo completo e confirmou que o momento capturado existiu… mas o salto foi, na verdade, pouco acima do relvado. O relógio marcava os 80 minutos em campo. Van Der Heyden acabara de entrar, depois de uma substituição no Augsburg, e a bola era de Dimitrios Giannoulis, que a pontapeou para a outra ponta do campo, onde estavam Van Der Heyden, Mounié e Kömür. O alemão de 19 anos fez uma receção de cabeça e protagonizou o famoso salto que, afinal, não foi assim tão alto.

Nas imagens pode ver-se que a posição dos pés de Kömür é exatamente a mesma no momento em que este foi fotografado e que também os dois jogadores (44 e 15) surgem agarrados na antecipação do rumo da bola. No entanto, a altura do salto não é sequer parecida com a da fotografia partilhada, o que indica que esta foi digitalmente manipulada. Esta tese é corroborada pelo “FakeImageDetector”, que numa análise à fotografia retribui com a forte possibilidade de esta ter sido modificada. Vale a pena olhar para o fundo e para as letras do painel publicitário, que apresentam variações incomuns e não formam palavras completa.

A história torna-se ainda mais interessante tendo em conta que foi o FC Augsburg a partilhar, a 3 de fevereiro, o registo fotográfico. “Como é que o Mert Kömür fez isto…” é a legenda do “post” com milhares de likes que o clube… não confirma que é montagem. Mas dá pistas: é comum ver, nesta página oficial de Facebook, memes e conteúdos digitalmente alterados, como por exemplo uma fotografia de um jogador com umas calças de ganga semelhantes àquelas que Kendrick Lamar, rapper americano, vestiu no Super Bowl.

 

Todos estas fatores permitem concluir que se tratou de uma brincadeira por parte do clube para celebrar o futebolista de 19 anos que acabou por golear dois minutos depois do salto. Para ultrapassar Cristiano Ronaldo, Kömür teria que saltar pelo menos 2.93 metros, o maior salto do craque português conseguido num jogo entre o Real Madrid, onde jogava o CR7, e o Manchester United para a Liga dos Campeões 2012-13.

_______________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque