O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Número total de eleitores em Portugal corresponde a “pouco mais de seis milhões”?

Política
O que está em causa?
Em mensagem enviada ao Polígrafo, um leitor questionou se o número de 10 milhões de eleitores nas legislativas - que ouviu mencionado em vários noticiários - não será exagerado, já que “os menores e muitos estrangeiros não podem votar”. Questionou ainda se o número real não estará mais próximo dos seis milhões de eleitores. Tem razão?
© Agência Lusa / Tiago Petinga

Este domingo, 19 de maio, em mensagem enviada ao Polígrafo, um leitor afirmou ter ouvido em vários noticiários que “10 milhões de eleitores” teriam sido chamados às urnas para as legislativas nesse mesmo dia.

“É que somos pouco mais de 10 milhões de habitantes e os menores e muitos estrangeiros não podem votar”, questionou ainda o leitor. “Tanto quanto sei, o n.º de eleitores é um pouco mais de 6 milhões. Ou sou eu que estou a fazer mal as contas?”

Na verdade, de acordo com o mapa oficial publicado pela Comissão Nacional de Eleições (CNE) a 24 de março de 2025, podiam votar nestas legislativas 10.850.615 eleitores, distribuídos por 22 círculos eleitorais.

Nos 18 círculos que correspondem aos distritos de Portugal Continental concentram-se 8.780.015 pessoas. Nas Regiões Autónomas, são 486.101. Por último, há 947.984 eleitores no círculo da Europa e 636.515 fora da Europa.

Mesmo que se excluíssem todos os que votaram nos círculos do estrangeiro (nem todos votam no dia das eleições) e cidadãos que optaram pelo voto antecipado (de acordo com dados da secretaria-geral do Ministério da Administração Interna fornecidos à Agência Lusa, 314.859 pessoas), o número de eleitores “chamados às urnas” este domingo continua a ser de cerca de nove milhões.

O número é substancialmente mais elevado do que os “pouco mais de seis milhões” mencionados pelo leitor.

_______________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque