“Para viverem por inteiro a experiência de um país em que foi tudo privatizado, faltava nem o rádio piar (parece que a rádio pública foi a única que não se apagou), entre outras experiências deste calibre”, escreveu João Ferreira, ex-eurodeputado e atual vereador do PCP na Câmara Municipal de Lisboa, referindo-se ao “apagão” de eletricidade que assolou ontem (28 de abril) os territórios da Península Ibérica e do Sul de França.
É verdade que a rádio pública “foi a única que não se apagou” em Portugal durante o dia de ontem?
Começando pela rádio pública, da Rádio e Televisão de Portugal (RTP), é verdade que não se “apagou”, mantendo sempre a emissão ao longo do dia 28 de abril.
“Sim, a Antena1 emitiu sem falhas“, confirmou o Polígrafo junto da Direcção de Informação da Rádio, do grupo RTP.
Mas não foi a única.
“A emissão da Renascença nunca foi interrompida. Fizemos uma emissão especial de oito horas e meia, sem nenhuma falha. Começámos às 12h e terminou às 19h30. E recebemos inúmeras mensagens dos ouvintes a darem-nos os parabéns pela emissão que estávamos a realizar”, salientou Pedro Leal, diretor de informação da rádio Renascença.
Ainda assim, “a única coisa que falhou foram alguns emissores secundários”, reconheceu. “Mas todos os principais emissores que servem a rede da Renascença funcionaram sempre, sem qualquer falha. Nos estúdios de Lisboa e nos emissores principais temos uma rede de geradores”.
Por sua vez, o diretor de informação da rádio TSF, Nuno Domingues, afirmou que “tivemos falhas. A emissão TSF depende de um conjunto de sistemas que, nalguns casos, não estão suportados por UPS ou geradores. Durante alguns minutos, falharam comunicações com o satélite que distribui o sinal pelos emissores. Ou seja, os emissores estavam ligados, mas não recebiam a emissão”.
“Mas a emissão não parou“, garantiu. “O ‘Fórum’ chegou ao fim e a emissão esteve sempre disponível em ‘TSF.pt’. Não consigo dizer quantos minutos estivemos sem emissão em alguns emissores, devido à falha das estações de satélite. Mas só ouve rádio quem conseguir ligar os recetores, Por exemplo, nos carros ou com rádios de pilhas e nos telemóveis que tenham rádio FM, é fácil”.
Em resposta ao Polígrafo, Nuno Castilho Matos, sub-diretor da rádio M80, informou que “as rádios da Bauer mantiveram-se todas no ar, ou seja, M80, Comercial, Cidade FM, Smooth FM e Batida FM. Temos geradores nas instalações e geradores nos emissores para podermos continuar sempre a emitir”.
“Sim, estivemos sempre no ar. Em termos técnicos, a prioridade máxima para os geradores vai para os estúdios e para os emissores”, sublinhou.
_____________________________
Avaliação do Polígrafo: