“Até agora, ninguém sabe ao certo o número que aparece na foto. As 300 pessoas mais rápidas que responderem corretamente ganharão prémios especiais na forma de sacolas de brindes, novos celulares, vales-presente em dinheiro e outros prémios surpresa prontos para serem entregues”, destaca-se numa publicação de 23 de abril na página “Pingo Doce Fans”, no Facebook.
“Boa sorte a todos vocês. Obrigado”, conclui-se na mensagem em causa.
A publicação nesta página conta já com centenas de comentários e partilhas, mas será que se trata de uma promoção ou sorteio fidedignos e oficiais dos supermercados Pingo Doce?
Primeiro ponto ou sinal de alerta: a página “Pingo Doce Fans” não tem qualquer relação com a cadeia de supermercados Pingo Doce. É uma utilização abusiva do nome e logótipo da marca.
Segundo ponto: na página oficial da marca não há referência a qualquer sorteio desta natureza, tal como pode verificar aqui.
O post faz parte de um esquema semelhante a muitos outros que circulam nas redes sociais e que visam não apenas o Pingo Doce mas também outras marcas. O Pingo Doce já alertou em outras ocasiões que “todas as campanhas e promoções são divulgadas através dos canais oficiais da marca”, nomeadamente o site(www.pingodoce.pt) ou a página Pingo Doce, no Facebook.
Atenção ainda, apelou a marca, para “a divulgação dos seus dados pessoais em páginas que não são as oficiais da marca, assim como nos termos e condições de participação em todos os concursos e passatempos”.
_____________________________
Avaliação do Polígrafo: