Um “tweet” que acabou a ser reproduzido noutras redes sociais dá conta de uma viagem entre a capital portuguesa e a cidade de Barcelona, referindo que ao longo dos quase 1300 km são gastos 32 euros em portagens… mas apenas em Portugal. Entre Badajoz e Barcelona, o percurso é totalmente gratuito. Será?
O Polígrafo recorreu ao site “ViaMichelin” (da conhecida fabricante de pneus francesa), especializado no planeamento de viagens.
A plataforma estima que o custo total da viagem entre Lisboa e Barcelona seja de 162 euros, dos quais 18,65 euros seriam gastos em portagens. Estes valores são referentes ao itinerário recomendado pelo “ViaMichelin” e dizem respeito a um carro a gasóleo.
Apesar de o valor diferir significativamente daquele que é mencionado no “tweet” (o que pode acontecer se o ponto de partida da utilizadora da rede social for diferente e obrigar ao pagamento extra de portagens), a verdade é que estas só são pagas, de facto, no trajeto entre Lisboa e a fronteira espanhola.
Significa isto que, a partir da fronteira, em Badajoz, os custos são apenas relativos ao combustível. O “ViaMichelin” oferece a hipótese de pagar 5,79 euros em portagens numa rota diferente, mas também mais demorada e cara, ou seja, que não compensa ao utilizador,
Em suma, e apesar das imprecisões nos preços das portagens, conclui-se que o post transmite informação verdadeira.
______________________________
Avaliação do Polígrafo: