É hoje, dia de clássico no Estádio do Dragão, que os leitores do Polígrafo tomarão contacto com um projeto que promete ter tanto de atrativo como de polémico. O Polígrafo Futebol é uma iniciativa que visa combater a desinformação no universo do futebol, através da aplicação dos princípios do jornalismo rigoroso e independente que consolidaram a marca Polígrafo como uma referência nacional e internacional no universo do fact-checking.
O diretor do Polígrafo, Fernando Esteves, sublinha a importância estratégica do novo canal: “Queremos chegar a novos públicos e oferecer-lhes as ferramentas certas para distinguirem factos de opiniões num dos temas que mais paixões desperta em Portugal: o futebol. Num contexto muitas vezes marcado pelo fervor clubístico e pela falta de objetividade, o Polígrafo Futebol propõe-se a ser uma âncora de informação independente, baseada em dados concretos e análises imparciais.”
O diretor do Polígrafo, Fernando Esteves, sublinha a importância estratégica do novo canal: “Queremos chegar a novos públicos e oferecer-lhes as ferramentas certas para distinguirem factos de opiniões num dos temas que mais paixões desperta em Portugal
Este novo microsite contará com rubricas regulares de fact-checking a decisões relacionadas com arbitragem, explicações sobre regras do jogo frequentemente mal interpretadas, e a verificação de declarações públicas de dirigentes, treinadores e comentadores desportivos.
“O futebol é um fenómeno cultural de enorme impacto social. Por isso, é fundamental que também aqui existam espaços de escrutínio e esclarecimento. Com este projeto, o Polígrafo dá mais um passo na missão de promover o sentido crítico dos cidadãos”, acrescenta Fernando Esteves.
O Polígrafo Futebol estará acessível diretamente a partir da página principal do Polígrafo e nas redes sociais, onde terá também conteúdos dedicados e adaptados às diferentes plataformas.