O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Noite Eleitoral. Assembleia da República terá o maior número de sempre de partidos representados e grupos parlamentares?

Política
O que está em causa?
De acordo com os resultados apurados (falta atribuir os quatro mandatos dos círculos do estrangeiro), serão 10 partidos e sete grupos parlamentares. Nunca houve tantos?

A composição da Assembleia da República com maior número de partidos representados foi a que resultou das eleições legislativas de 2019, chegando pela primeira vez ao nível da dezena: PS, PSD, Bloco de Esquerda, PCP, PEV, CDS-PP, PAN, Chega, Iniciativa Liberal, Livre. No entanto, os três últimos referidos elegeram apenas um deputado único, pelo que não formaram grupos parlamentares (ou seja, foram sete no total).

Nas legislativas de 2022, o número de partidos representados caiu para oito, devido às saídas do PEV e do CDS-PP, ao passo que o número de grupos parlamentares baixou para seis (PAN foi despromovido; Chega e Iniciativa Liberal em ascensão substituíram grupos do PEV e CDS-PP).

Já em 2024, o número de partidos representados voltou a subir para nove (regresso do CDS-PP) e o de grupos parlamentares atingiu oito, maior de sempre, resultado das promoções do CDS-PP e Livre.

Entretanto, nas legislativas de 2025, quando ainda não foram atribuídos os quatro mandatos dos círculos do estrangeiro, atinge-se novamente uma dezena de partidos com representação garantida: PSD, PS, Chega, Iniciativa Liberal, Livre, PCP, CDS-PP, Bloco de Esquerda, PAN e o estreante Juntos Pelo Povo (que elegeu pela primeira vez na Madeira).

No entanto, como o Bloco de Esquerda, o PAN e o JPP só elegeram um deputado, o número de grupos parlamentares caiu para sete em 2025, número inferior ao de 2024.

_______________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque