“Foi disto que Luís Montenegro se gabou de ter conseguido?” Assim se questiona num tweet de 14 de março, em referência ao anúncio da decisão da Volkswagen de iniciar a construção de um novo modelo de automóvel elétrico (“ID. EVERY1”) na sua fábrica de Palmela, em Portugal.
Remete para um tweet datado de 5 de junho de 2023, do então Primeiro-Ministro António Costa, no qual saudava “a Volkswagen por escolher a Autoeuropa para produzir um novo modelo híbrido. Uma decisão importante para a fábrica de Palmela e para os seus trabalhadores. Um contributo fundamental para atingirmos a neutralidade carbónica”.
O atual Primeiro-Ministro Luís Montenegro ter-se-á “gabado” de um feito já anunciado por Costa em 2023?
De facto, no dia 11 de março, Montenegro saudou a decisão da Volkswagen através de um tweet em que fez questão de enaltecer o trabalho realizado pelo Governo da Aliança Democrática (AD) nesse sentido.
“A Autoeuropa vai ficar com a produção do novo veículo elétrico da Volkswagen. Portugal mantém-se assim como um dos polos fundamentais. Muitos empregos e um setor alavancado. Fico orgulhoso do trabalho que temos vindo a realizar com e para os portugueses”, escreveu Montenegro, poucos minutos antes do início do debate sobre a moção de confiança no Parlamento que viria a ser chumbada, resultando na queda do Governo e a convocação de novas eleições legislativas.
Aliás, durante esse debate da moção de confiança, tanto Montenegro como outros membros do Governo e da bancada parlamentar do PSD realçaram a decisão da Volkswagen e a sua importância para o futuro próximo da fábrica de Palmela.
Decisão que tinha sido anunciada no mesmo dia pela empresa alemã. “É com enorme entusiasmo que assumimos a produção do ‘ID. EVERY1’, um modelo que tornará a mobilidade elétrica mais acessível e sustentável na Europa. Esta conquista representa um marco para a Volkswagen Autoeuropa, assinalando a nossa entrada na era da eletrificação”, salientou, em comunicado de imprensa, o diretor-geral da Volkswagen Autoeuropa, Thomas Hegel Gunther.
Quanto ao anúncio de Costa em 2023, referia-se a uma outra decisão da Volkswagen. Nessa altura, a Administração da Volkswagen Autoeuropa comunicou aos 5.000 trabalhadores que decidira atribuir à fábrica em Palmela a produção de um novo modelo de automóvel híbrido, o qual chegará ao mercado em 2026. A produção vai começar em 2025.
Tratava-se do modelo “T-ROC NF” e esse plano, aliás, mantém-se inalterado. Antes da produção do novo elétrico “ID. EVERY1”, a fábrica de Palmela iniciará a construção do novo híbrido “T-ROC NF” já no próximo Verão.
Em suma, estamos perante duas decisões distintas da Volkswagen, envolvendo a produção de dois modelos distintos de automóveis em Palmela: o primeiro é híbrido, o segundo é totalmente elétrico.
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