O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Vídeo que mostra Isabel Moreira no Parlamento a admitir que está “drogada” é verdadeiro?

Política
O que está em causa?
Os insultos que se fizeram ouvir desde a bancada do Chega no Parlamento, na semana passada, ainda dão que falar. "Aberração" e "drogada" foram duas das palavras que se ouviram na Assembleia e já há quem diga que têm justificação, uma vez que a deputada do PS, Isabel Moreira, já admitiu estar "drogada" no Parlamento. Basta ouvir o vídeo até ao fim para perceber que a socialista fala em "drogas lícitas".
© ANDRE KOSTERS/LUSA

“Vai pintar as unhas (…) Não eras tu que estavas ligeiramente drogada? És uma aberração, ganha vergonha! (…) Mete mais tabaquinho nisso! Tens de pôr mais tabaco!”. Todos estes insultos saíram da boca de Filipe Melo, deputado eleito pelo Chega em 2022, na última quinta-feira, no Parlamento. Dirigia-se a Isabel Moreira, deputada do PS, que retorquia a cada frase com “vai pagar as pensões que deves aos teus filhos”.

A discussão foi intensa e resultou em vários dias de comentários sobre o comportamento do Chega na AR. Agora, há quem tente defender o deputado que proferiu os insultos com a partilha de um vídeo em que Isabel Moreira admite estar “drogada” em plena reunião plenária: “A deputada Isabel Moreira admitiu estar drogada numa sessão plenária… finalmente percebemos lógica por trás de certas decisões do Governo!

O momento é verdadeiro, aconteceu a 24 de fevereiro de 2012, mas faltou notar que a socialista falou em “drogas lícitas”, ou seja, em medicamentos.

Moreira estava a recuperar de uma intervenção cirúrgica e, como se vê no vídeo – que à data se tornou viral -, teve alguma dificuldade em levantar-se da cadeira para anunciar uma declaração de voto sobre a adoção por casais homossexuais: “Senhor presidente, desculpe, estou um bocado drogada. Drogas lícitas (…) É para apresentar que vou apresentar [sic] uma declaração de voto sobre estes três diplomas. Muito obrigada.”

Em declarações à agência Lusa, a deputada explicou que sofreu uma quebra de tensão e que foi sujeita, nos dias anteriores, “a uma intervenção cirúrgica dolorosa”. Ainda assim, “como o tema da adopção por casais homossexuais faz parte das minhas militâncias, decidi estar hoje presente na Assembleia da República. Quando estava a pedir a palavra para anunciar a minha declaração de voto tive uma quebra de tensão violenta. Depois de anunciar a minha declaração de voto sentei-me na cadeira e tive um desmaio”, contou à data.

Ou seja: o vídeo é verdadeiro, mas Isabel Moreira falou em “drogas lícitas”. E ainda justificou: “Tive medo de cair. Por isso, usei uma expressão humorística.”

______________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque