O primeiro jornal português
de Fact-Checking

“Que se lixe o Trump!” É verdade que Zelensky insultou o Presidente dos EUA ao chegar a Londres para reunião com Starmer?

Internacional
O que está em causa?
"Dá para acreditar? O presidente Zelensky é mesmo um marginal. Apanhado aqui pouco depois da reunião na Casa Branca a dizer: 'Que se lixe o Trump!'" Esta é a legenda de um vídeo que está a ser partilhado viralmente nas redes sociais, na sequência da atribulada reunião do Presidente da Ucrânia na Casa Branca.
© EPA / Justin Tallis

Está a ser difundido nas redes sociais um vídeo que mostra supostamente o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, a insultar o homólogo norte-americano depois da polémica reunião na Casa Branca.

“Dá para acreditar? O presidente Zelensky é mesmo um marginal. Apanhado aqui pouco depois da reunião na Casa Branca a dizer: ‘Que se lixe o Trump!‘”, destaca-se numa das publicações do vídeo em causa.

“Ele [o Presidente da Ucrânia] não demonstra nenhum respeito pelo Presidente Trump, pelo nosso país ou pelas milhões de pessoas que votaram”, sublinha-se.

De acordo com as legendas do vídeo, Zelensky estava a caminho de um reunião com o Primeiro-Ministro do Reino Unido, Keir Starmer, em Londres, quando foi questionado por um jornalista sobre o encontro com o Presidente dos EUA que tinha sido realizado dois dias antes.

Terá o Presidente da Ucrânia proferido essa afirmação?

Não. O vídeo é um embuste. Limita-se a exibir imagens de Zelensky em Londres, antes e durante o encontro com Starmer, não sendo audível qualquer declaração com a sua voz.

Entretanto foram reveladas gravações do momento de outro ângulo que provam o que de facto aconteceu.

Na realidade, Zelensky foi questionado sobre como tinha corrido a viagem, ao que respondeu: “Tudo bem, obrigado.”

_______________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Entre a espada e a parede, Zuckerberg escolheu a defesa dos seus interesses económicos imediatos, em detrimento do papel “sem precedentes” (palavras suas durante uma sessão no congresso americano) que ...

Em destaque