No início de fevereiro foi uma página de TikTok que se identificada como “SEGURANCA SOCIAL DIRETA” fez um post no qual referiu que o Governo tinha libertado “fundos de assistência social para toda a comunidade para reduzir a carga sobre as pessoas”.
Na mesma publicação, dizia aos utilizadores: “Registe-se imediatamente e receba fundos de assistência social no valor de 500 euros”. Mas será que a página é mesmo do Instituto da Segurança Social e o referido apoio social de 500 euros é verdadeiro?
Não. A página em causa não pertence ao Instituto da Segurança Social (ISS). Ao Polígrafo, fonte oficial do ISS confirmou que a Segurança Social nem tem perfil na rede social.
“O Instituto de Segurança Social tem perfil nas seguintes redes sociais: Facebook, Instagram, LinkedIn e X”, detalhou a mesma fonte oficial.
De acordo com o Relatório de Transparência da Google, o endereço disponibilizado na descrição da página “SEGURANCA SOCIAL DIRETA” “possui conteúdo prejudicial” e inclui páginas que “tentam enganar os visitantes para os levar a partilhar informações pessoais ou a transferir software”. O endereço oficial do Instituto da Segurança Social é diferente do indicado: “seg-social.pt” e não “segurancasocial.info/ml/”.
Inclusivamente, a propósito de um outro perfil falso, este no Instagram, o Instituto da Segurança Social, na sua página oficial nessa rede social, alertou os utilizadores: “A Segurança Social NÃO pede dados pessoais nem oferece dinheiro através das redes sociais”. Aconselhou ainda os utilizadores a não partilharem informações pessoais, a não entrarem em links duvidosos e a denunciarem e bloquearem as contas falsas com que se cruzem.
A página de TikTok que promete “fundos” de 500 euros em nome da Segurança Social é falsa. O ISS nem tem conta de TikTok.
______________________________
Avaliação do Polígrafo: