"A imagem abaixo é do livro de Filosofia 'Clube das Ideias' do 10° ano (05/2019), dos autores Catarina Pires/Carlos Amorim, da editora Areal", indica-se numa das publicações em causa.

Na imagem surge primeiramente uma definição de "falácia ad populum" que, segundo o referido manual escola de Filosofia, "ocorre quando se sustenta que uma proposição é verdadeira por ser aceite como verdadeira por uma parte significativa da população".

Após a definição, um exemplo demonstrativo, com uma fotografia de André Ventura ao lado de uma citação que lhe é atribuída: "Os ciganos vivem quase exclusivamente de subsídios do Estado".

E, no final, a refutação da falácia que também passamos a transcrever: "Esta afirmação é desmentida pelo estudo do Alto Comissariado para as Migrações, que situa em 33,5% a percentagem de famílias ciganas beneficiárias do Rendimento Social de Inserção (RSI)".

Confirma-se que um manual de Filosofia do 10º ano utiliza uma citação de André Ventura sobre "os ciganos" para exemplificar uma "falácia ad populum"?

Após a homologação das Aprendizagens Essenciais (AE) em 2018 por parte da Direção-Geral da Educação, as temáticas a serem abordadas na disciplina de Filosofia foram alteradas. Entre as alterações destacou-se a transferência de conteúdos do 11º ano para o 10º ano de escolaridade.

Por exemplo, a temática da Lógica passou a ser lecionada no 10º ano, o que levou a que os manuais em vigor não estivessem atualizados de acordo com as AE. Como tal, as editoras tiveram que enviar documentos como material de suporte para os professores.

O Polígrafo entrou em contacto com a Areal Editores, editora responsável pelo manual indicado na referida publicação, tendo confirmado que a página com a definição da "falácia ad populum" (recorrendo a uma citação de André Ventura como exemplo demonstrativo) faz parte dos documentos que servem de material de suporte à disciplina de Filosofia no 10º ano de escolaridade.

Em suma, a imagem da publicação é verdadeira, mas a página não está integrada num manual de Filosofia do 10º ano. Na verdade consta de documentos que servem de material de apoio à disciplina, os quais podem ou não ser utilizados e distribuídos pelos professores nas aulas.

Importa ainda salientar que a citação de André Ventura foi extraída de uma entrevista que o então candidato à Câmara Municipal de Loures, com o apoio do PSD e do CDS-PP (que viria a retirar esse apoio, precisamente na sequência de declarações polémicas sobre "os ciganos"), concedeu ao jornal "i", publicada na edição de 17 de julho de 2017 (e com destaque na primeira página que corresponde à imagem utilizada no material de apoio de Filosofia).

Avaliação do Polígrafo:

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.
Verdadeiro, mas...
International Fact-Checking Network