O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Vídeo que mostra famoso chocolate do Dubai com proteção de segurança foi gravado em Portugal?

Sociedade
O que está em causa?
O chocolate, que é um fenómeno nas redes sociais, chegou há dias a Portugal e a febre tem sido tão grande quanto se previa. Dos relatos de açambarcamento no Lidl (onde esgotou praticamente de imediato) à revenda no OLX com preços que chegam aos 50 euros, o chocolate com recheio de pistácio tem feito um sucesso tremendo no país. Será que a elevada procura está a levar os supermercados portugueses a colocar dispositivos anti-roubo no produto?

Nas redes sociais está a ser difundido um vídeo que mostra tabletes do famoso chocolate do Dubai com proteções de segurança – tipicamente utilizadas em videojogos – devido à elevada procura. “Não sei o que é pior: se custar 10 euros ou ter chocolates alarmados”, lê-se na legenda da publicação. Mas será que este vídeo foi gravado em Portugal?

Não. O registo foi captado em França, o que se pode verificar desde logo pelo expositor, onde se lê “La tablete”. Além disso, os chocolates contêm o rótulo da Carrefour, uma rede de supermercados francesa sem lojas em Portugal.

Através de frames da gravação foi possível chegar a um “tweet” publicado no dia 15 de março que conta com mais de três milhões de visualizações: “A Carrefour colocou as barras de chocolate do Dubai em caixas antirroubo”.

À “TF1Info”, a Carrefour assegurou que “não deu qualquer instrução para que fossem colocados dispositivos antirroubo nos produtos” e que a situação pode tratar-se de um caso de “iniciativa individual da loja”.

_____________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque