“Avião libanês no Aeroporto Internacional de Beirute e, ao fundo, um alvo do Hezbollah e Hamas, após ataque aéreo israelita”, descreve-se numa das publicações das imagens no X/Twitter. “Avião da companhia aérea MEA pousa no Aeroporto Internacional de Beirute enquanto é atacado por Israel“, salienta-se noutro exemplo, desta feita no Instagram.
Partilhadas viralmente nas redes sociais, as imagens terão sido captadas na noite de 20 de outubro, quando Israel lançou uma série de ataques em Beirute, capital do Líbano, contra supostos alvos do Hezbollah. Parecem mostrar um avião com bandeira libanesa a aterrar na pista de um aeroporto, com um incêndio de grandes dimensões no cenário de fundo.
As imagens são reais?
Não. Na cauda da aeronave é visível o cedro da bandeira libanesa, utilizado pela companhia aérea Middle East Airlines. Em resposta à AFP, um porta-voz da empresa indicou que as imagens terão sido geradas com ferramentas de Inteligência Artificial (IA) e “estão longe da realidade“.
Entretanto a AFP identificou mesmo a origem das imagens numa página do Instagram que as publicou no dia 21 de outubro, com a indicação de serem criadas por IA.
Por outro lado, um vídeo da AFP captado na noite de 20 de outubro, durante o bombardeamento de alvos próximos do Aeroporto Internacional de Beirute, comprova que não ocorreu qualquer aterragem ou movimentações de aeronaves depois das explosões.
______________________________
Avaliação do Polígrafo: