O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Este vídeo mostra queda de Liam Payne antes de morrer?

Internacional
O que está em causa?
A inesperada morte de um antigo membro da banda britânica de sucesso mundial, One Direction, está a marcar a atualidade com os detalhes obscuros que têm vindo a público nos últimos dias. A somar aos relatos e testemunhos, nas redes sociais tem circulado um vídeo em que se mostra, alegadamente, a queda fatal de Liam Payne. Confirma-se?

“Última hora: Utilizadores das redes sociais estão a partilhar o momento em que o cantor britânico Liam Payne, ex-integrante dos One Direction, cai do terceiro andar de um hotel e morre em Palermo, Argentina”, lê-se num tweet a circular desde dia 16 de outubro.

Esse “momento” é partilhado num vídeo de apenas 10 segundos em que se vê um homem cair da janela de um prédio. No entanto, há, desde logo, sinais de que este não retrata a queda fatal de Liam Payne de um quarto do CasaSur Palermo Hotel em Buenos Aires, Argentina.

Primeiro, o fumo que sai do quarto evidencia poder tratar-se da fuga de um incêndio – não havendo qualquer indicação de que houvesse fogo nas circunstâncias que levaram à morte do britânico. Além disso, o edifício em nada se assemelha ao hotel CasaSur Palermo onde estava hospedado Liam Payne.

Uma pesquisa pelas imagens do vídeo permite confirmar que não se trata de Liam Payne. Um artigo publicado no dia 13 de setembro de 2023, no jornal mexicano “El Heraldo de México“, partilha este mesmo vídeo indicando que se trata de um indivíduo que fugia de um incêndio no seu apartamento no número 58 da Rua República de Cuba, na Cidade do México. O homem ficou ferido após a queda e foi levado de urgência para o hospital.

A queda fatal de Liam Payne aconteceu às 17h locais quando o músico se encontrava sozinho no quarto. Relatos de testemunhas no local apontam para um comportamento “agressivo” do artista que levou, inclusive, a que os funcionários da unidade hoteleira chamassem os serviços de emergência.

De acordo com o jornal “The Guardian“, a polícia local apontou para o “caos” em que se encontrava o quarto de hotel, com indícios de consumo de álcool e droga.

___________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque