O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Pequena casa de “30 m2” de André Ventura fica num condomínio de luxo: tem piscina, segurança 24h e um dos metros quadrados mais caros de Lisboa

“A minha casa tem 30m2, não é um palacete como os do Bloco”, afirmou ontem à noite o líder do Chega, em debate na SIC Notícias com Mariana Mortágua. Sobre a dimensão da casa onde Ventura vive há mais de dez anos, o Chega não comprovou ao Polígrafo que esta tem apenas 30 metros quadrados. Sobre não ser um "palacete"... é discutível. A informação é pública desde que André Ventura se candidatou à Presidência da República. O líder do partido de extrema-direita vive num condomínio fechado de luxo: trata-se do MetroCity, no Parque das Nações, com segurança 24h, piscina, jardim e parque infantil. Seja T0, T1 ou Loft, nenhum dos apartamentos disponíveis para consulta tem 30 metros quadrados.

André Ventura tem “casa própria”, mas não é “proprietário” de nenhum imóvel. Era assim que, há um ano, o Chega descrevia a habitação do seu líder à CNN Portugal. Ontem à noite, no entanto, em debate com Mariana Mortágua, Ventura não se inibiu de dar mais pormenores sobre a “pequena” casa onde vive: com apenas 30 metros quadrados, o líder partidário diz contrastar com o “palacete” detido pelos bloquistas.

O Polígrafo questionou o partido sobre a dimensão da casa – logo depois do soundbite de Ventura que se tornou viral nas redes sociais -, mas o Chega não respondeu. É mesmo no site do partido, na declaração de propositura para a Presidência da República em 2021 entregue ao Tribunal Constitucional, que Ventura partilha a morada exata da sua habitação. Um T1, segundo o próprio, num condomínio fechado de luxo em Lisboa: o MetroCity no Parque das Nações. Nesta freguesia, o metro quadrado estava em março nos 5.898 euros/m2.

Segundo a informação encontrada pelo Polígrafo, os lofts neste condomínio variam entre os 78m2 até aos 154m2. Neste momento, um apartamento desta tipologia com 151 metros quadrados de área bruta privativa está à venda por 575 mil euros. Já um T0 de 78 metros quadrados vende por 395 mil euros. O T1 mais pequeno disponível para arrendamento neste condomínio tem 53 metros quadrados de área útil e custa 1.690 euros/mês.

André Ventura já partilhou várias fotografias do interior do apartamento onde vive com a mulher, que é a proprietária oficial desta casa. Durante o confinamento, mostrou-se junto a uma bicicleta estática que instalou na sala. Apesar disso, e da insistência do Polígrafo, o Chega não comprovou ainda a dimensão da casa onde reside o seu líder. Fica claro porém que, não sendo um “palacete”, Ventura não viverá nos 30 metros quadrados mais baratos de Lisboa.

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque