André Ventura tem “casa própria”, mas não é “proprietário” de nenhum imóvel. Era assim que, há um ano, o Chega descrevia a habitação do seu líder à CNN Portugal. Ontem à noite, no entanto, em debate com Mariana Mortágua, Ventura não se inibiu de dar mais pormenores sobre a “pequena” casa onde vive: com apenas 30 metros quadrados, o líder partidário diz contrastar com o “palacete” detido pelos bloquistas.
O Polígrafo questionou o partido sobre a dimensão da casa – logo depois do soundbite de Ventura que se tornou viral nas redes sociais -, mas o Chega não respondeu. É mesmo no site do partido, na declaração de propositura para a Presidência da República em 2021 entregue ao Tribunal Constitucional, que Ventura partilha a morada exata da sua habitação. Um T1, segundo o próprio, num condomínio fechado de luxo em Lisboa: o MetroCity no Parque das Nações. Nesta freguesia, o metro quadrado estava em março nos 5.898 euros/m2.
Segundo a informação encontrada pelo Polígrafo, os lofts neste condomínio variam entre os 78m2 até aos 154m2. Neste momento, um apartamento desta tipologia com 151 metros quadrados de área bruta privativa está à venda por 575 mil euros. Já um T0 de 78 metros quadrados vende por 395 mil euros. O T1 mais pequeno disponível para arrendamento neste condomínio tem 53 metros quadrados de área útil e custa 1.690 euros/mês.
André Ventura já partilhou várias fotografias do interior do apartamento onde vive com a mulher, que é a proprietária oficial desta casa. Durante o confinamento, mostrou-se junto a uma bicicleta estática que instalou na sala. Apesar disso, e da insistência do Polígrafo, o Chega não comprovou ainda a dimensão da casa onde reside o seu líder. Fica claro porém que, não sendo um “palacete”, Ventura não viverá nos 30 metros quadrados mais baratos de Lisboa.