O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Benfica sofreu golo de penálti do Arouca. Só há quatro equipas nos principais campeonatos europeus com menos penáltis marcados contra?

Polígrafo Futebol
O que está em causa?
O penálti marcado a favor do Arouca esta tarde no Estádio da Luz está a provocar grande polémica. O golo dele resultante foi o primeiro que o Benfica sofreu no campeonato de penalidade máxima. E qual a comparação com as ligas de Espanha, Itália, Alemanha, Inglaterra e França?
© EPA / Miguel A. Lopes

Muito contestado – desde logo no campo e depois nas redes sociais – , um penálti permitiu ao Arouca recuperar, pela primeira vez, de uma desvantagem (1-0), num lance entre o argentino Otamendi e o espanhol Jason. O Benfica voltaria a colocar-se na frente do marcador e, de novo, o Arouca voltou a empatar, fixando o resultado final (2-2), neste jogo da 29.ª jornada da I Liga.

Nos 29 jogos que já disputaram na I Liga de 2024/25, os encarnados já tinham sido penalizados com a marcação de uma grande penalidade. Aconteceu também no Estádio da Luz, a 8 de março, em jogo da 25.ª jornada, contra o Nacional. Então, o guarda-redes do Benfica, Samuel Soares, defendeu o remate de Dudu, jogador da equipa da Madeira.

Com efeito, nesta época, este foi o segundo penálti marcado contra o Benfica, mas o primeiro concretizado.

Na I Liga, as equipas com menos penáltis assinalados contra são Benfica e Sp. Braga (ambos com 2) . Em sentido contrário, aquelas que tiveram mais penáltis a favor foram Sporting (13) e Benfica (12).

E qual o panorama comparativo com as principais ligas europeias?

No conjunto das ligas espanhola, italiana, inglesa, alemã e francesa (96 equipas), apenas há 4 equipas que foram penalizadas com menos de 2 penáltis até ao momento: Atalanta, Newcastle, Brentford e Liverpool.

É, pois, verdadeiro que há apenas quatro equipas nas principais ligas europeias com menos penáltis assinalados contra do que o Benfica.

_____________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque