O primeiro jornal português
de Fact-Checking

O “euro digital” vai substituir todo o dinheiro físico na Europa a partir de outubro de 2025?

Economia
O que está em causa?
Vídeo de declaração de Christine Lagarde, presidente do BCE, está a ser difundida nas redes sociais como se fosse um anúncio de que o "euro digital" vai substituir todo o dinheiro físico na Europa daqui a poucos meses. Mas será que a história está a ser bem contada?

“Christine Lagarde anuncia que o lançamento do ‘euro digital‘ ocorrerá em outubro: eles rastrearão cada pagamento; eles podem bloquear compras; impostos automatizados; sem dinheiro, você ficará 100% dependente do BCE”, destaca-se numa publicação de 9 de março no Facebook.

Exibe um vídeo do que parece ser uma conferência de imprensa em que Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu (BCE), diz que “começámos a trabalhar no ‘euro digital’ há muito tempo”, promete “acelerar o ritmo” e faz referência a um “prazo” até “outubro de 2025“.

Essa declaração isolada de Lagarde, sem qualquer contexto adicional, está a ser difundida nas redes sociais como se fosse um anúncio de que o “euro digital” vai substituir todo o dinheiro físico na Europa a partir da referida data. Mas será que a história está a ser bem contada?

A declaração em causa de Lagarde foi proferida durante uma conferência de imprensa realizada no dia 6 de março de 2025, em que anunciou uma nova redução das taxas de juro. No final da intervenção, um jornalista perguntou-lhe sobre “como é que o BCE pode acelerar a criação de um ‘euro digital'”, tendo em conta que o Presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Donald Trump, anunciara recentemente que iria congelar os planos da Federal Reserve (banco central dos EUA) de lançar o “dólar digital”.

Na resposta, a presidente do BCE disse esperar que “não enterrássemos o ‘euro digital’ e que pudéssemos torná-lo realidade”, apontando para outubro de 2025 como “data-limite” e ressalvando que “não poderemos avançar se a Comissão, o Conselho e o Parlamento não concluírem o processo legislativo”.

A transcrição das declarações de Lagarde naquela conferência está disponível na página do BCE e também no respetivo canal do YouTube.

Importa ter em atenção que, ao indicar a “data-limite”, Lagarde referia-se à conclusão de uma fase preparatória iniciada em novembro de 2023. Ou seja, não se referia à entrada em vigor do “euro digital”, como esclareceu aliás o BCE em publicação no X/Twitter, datada de 13 de março de 2025.

Além de ser um processo que ainda vai demorar mais alguns anos, de acordo com o plano oficial gizado pelo BCE, não está prevista a eliminação do dinheiro físico ou em espécie.

“O dinheiro em espécie não será eliminado“, garantiu o Banco Nacional da Áustria à AFP, que também verificou estas alegações nas redes sociais. “Ninguém na ‘Zona Euro’ está a pensar em eliminar o dinheiro em espécie”, sublinhou. Pelo contrário, até está a ser preparado um novo design para as notas de euro.

Por sua vez, um dirigente do Banco da França explicou que “o ‘euro digital’ não chegará para substituir esse dinheiro, mas para responder a um tipo específico de necessidade. (…) Esperamos que o ‘euro digital’ seja capaz de atender aproximadamente às mesmas necessidades do dinheiro em espécie, mas no espaço digital e, portanto, juntamente com outros instrumentos de pagamento: é a gama de instrumentos de pagamento que se está a expandir”.

______________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque