O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Na Madeira, o preço da água para rega agrícola aumentou 151% mas para regar campos de golfe só aumentou 32%?

Local
O que está em causa?
O partido Juntos Pelo Povo criticou grande aumento no preço da água para rega de terrenos agrícolas que se verificou em 2025. Será que tem razão?
© Shutterstock

Numa publicação feita no Facebook, o partido madeirense Juntos Pelo Povo (JPP) acusou o Governo Regional de aumentar “151% a água de rega para os agricultores e 31,8% a água para regar campos de golfe”.

Confirmam-se tais aumentos?

Consultando o tarifário da Águas e Resíduos da Madeira (ARM) para 2024 é possível verificar que o preço da água de regadio para uso predominantemente agrícola de prioridade era de 111,57 euros anuais por hora de contrato, dos quais  94,79 euros eram comparticipados pela Região Autónoma. O consumidor pagava, portanto, 16,78 euros.

No caso de arrendamento, o preço era de 115,25 euros, 94,79 dos quais pagos pela Região Autónoma. O preço final para o consumidor era de 20,46 euros anuais por cada hora de contrato.

O preço da água para rega de campo de golfe era de 0,1772 euros por metro cúbico fornecido.

As tarifas para 2025 foram divulgadas no Jornal Oficial da Região Autónoma da Madeira a 22 de janeiro deste ano. Na ilha da Madeira, o preço para a água de regadio de uso predominante agrícola de propriedade é de 142,61 euros anuais por hora de contrato, com 100,48 euros comparticipados pela Região Autónoma. Ou seja, o preço final é de 42,13 euros para o consumidor. 

Em casos de arrendamento, 151,58 euros anuais/hora com o mesmo valor de comparticipação, o que leva a um preço final de 51,37 euros. A água para rega de campos de golfe passou a custar 0,2335 euros por metro cúbico fornecido.

Fazendo as contas conclui-se que o preço da água de regadio para uso predominante agrícola – em propriedades e arrendamentos  – aumentou, efetivamente, 151%, tal como afirmou o JPP na publicação. No primeiro caso de 16,78 euros para 42,13; no segundo de 20,46 euros para 51,37.

Em relação aos aumentos no preço da água para rega de campos de golfe, o partido também tem razão: entre o ano passado e este o aumento foi de 31,8%, de 0,1772 euros para 0,2335.

______________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque