Foram várias as vezes ao longo das últimas décadas que Governos em crise se submeteram a moções de confiança no Parlamento. É também isso que Luís Montenegro admite fazer se o PS não validar este Executivo, o que deve resultar em eleições, já que os socialistas não votarão a favor de uma moção de confiança à Aliança Democrática (AD).
Será que, em democracia, só houve uma moção de confiança rejeitada?
Sim. Aconteceu em 1977 com a moção apresentada pelo I Governo Constitucional, com Mário Soares a Primeiro-Ministro e Ramalho Eanes na Presidência da República. PSD, CDS, PCP, UDP e os deputados independentes votam contra e não fizeram frente aos 100 socialistas que votaram, naturalmente, a favor.
Foram 11 no total as moções de confiança apresentadas em democracia, sendo que a última aconteceu em 2013 e foi apresentada por Pedro Passos Coelho, que conseguiu, com a maioria PSD e CDS-PP, que esta fosse aprovada.
Segundo o site da AR, a rejeição simples de uma moção de confiança provoca a demissão do Governo, o que poderá acontecer se Chega e PS se juntarem contra o Executivo agora em crise.
________________________________
Avaliação do Polígrafo: