“Há um novo vírus a difundir-se na China, onde os humanos se tornam zombies, o que acham?”, lê-se na descrição de um vídeo que está a ser amplamente partilhado no Instagram desde 28 de março.

Com o surgimento da Covid-19 na China no final de 2019, o país tornou-se o epicentro de muitas teorias, desde logo especificamente sobre a origem do vírus, mas também sobre o risco de surgimento de outros vírus.

Agora, em 2023, um vídeo está a espoletar uma onda de teorias sobre um “novo vírus” que transforma pessoas “em zombies”.

Parece ficção… e é mesmo.

O vídeo que está a correr as redes sociais não só não diz respeito à China como se trata de um vídeo com atores e figurantes durante um evento temático de zombies na Indonésia, chamado “Train to Apocalypse”. O evento ocorreu em Jakarta, capital do país, entre agosto e setembro de 2022 e foi organizado pela empresa Pandora Box juntamente com a Jakarta Light Rail Transit, um dos sistemas ferroviários da capital da Indonésia.

O vídeo foi difundido em espanhol e inglês e circulou no Instagram, TikTok, e Twitter.

A narrativa foi inspirada no filme de terror sul-coreano de 2016 “Train to Busan”, um filme no qual os passageiros ficam presos num comboio em movimento durante um ataque de zombies.

Nas páginas de Instagram e TikTok da Pandora Box são partilhados outros momentos das gravações com os atores vestidos a rigor, como se fossem zombies, a interagir com os passageiros do comboio.

De resto, podem ainda identificar-se anúncios de empresas locais da Indonésia.

À Reuters, um porta-voz da Jakarta Light Rail Transit confirmou que o vídeo "é uma filmagem do nosso último evento, Train to Apocalypse, organizado pela Jakarta Light Rail Transit e pela Pandora Box”.

______________________

Avaliação do Polígrafo:

Assine a Pinóquio

Fique a par dos nossos fact checks mais lidos com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Receba os nossos alertas

Subscreva as notificações do Polígrafo e receba os nossos fact checks no momento!

Em nome da verdade

Siga o Polígrafo nas redes sociais. Pesquise #jornalpoligrafo para encontrar as nossas publicações.
Pimenta na Língua
International Fact-Checking Network