O primeiro jornal português
de Fact-Checking

“Vamos aos Factos”: Nem Rui Tavares fez a saudação nazi, nem Ricardo Mexia promoveu método para emagrecer

Rui Tavares é a figura da semana do "Vamos aos Factos", um programa de rádio semanal feito em parceria pelo Polígrafo e pela TSF.
rui tavares
JOSÉ SENA GOULÃO/LUSA

O que têm Rui Tavares e Ricardo Mexia em comum? Tanto o deputado e dirigente do Livre quanto o médico e presidente da Junta de Freguesia do Lumiar, em Lisboa, se viram envolvidos, nas últimas semanas, em publicações falsas com imagens manipuladas digitalmente para dar a entender que disseram ou fizeram algo que nunca aconteceu.

No caso de Rui Tavares, uma fotografia em que o deputado aparecia (originalmente) de punho cerrado foi alterada para fazer parecer que o fundador do Livre estaria a fazer a saudação nazi. Já Ricardo Mexia viu a sua imagem ser utilizada para promover um “método inovador” de emagrecimento que o médico nunca recomendou.

Estes são dois dos temas em análise no primeiro episódio do “Vamos aos Factos”, um programa semanal, feito em parceria pelo Polígrafo e pela TSF, que se dedica a desmontar mentiras, inverdades e manipulações que circulam nas redes sociais e no discurso público.

Pode ouvir o programa completo aqui:

O “Vamos aos Factos” passa na emissão da TSF, todas as sextas-feiras, depois das 9h30 e das 16h00, e está disponível nas plataformas de podcast e nos canais digitais do Polígrafo e da TSF.

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Entre a espada e a parede, Zuckerberg escolheu a defesa dos seus interesses económicos imediatos, em detrimento do papel “sem precedentes” (palavras suas durante uma sessão no congresso americano) que ...

Em destaque