O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Papa a caminho de Portugal para a JMJ: Protagonista de fake news e alvo da Inteligência Artificial

A um mês da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e da presença do Papa Francisco em Portugal, o Polígrafo reune várias "fake news" sobre o chefe da Igreja Católica. Será que, por exemplo, Francisco já quis trocar a bíblia por um novo livro? E terá sido fotografado junto dos seus dois antecessores, Bento XVI e João Paulo II? Ou, mais caricato ainda, foi apanhado dentro de um jacuzzi com duas mulheres?

Papa Francisco anunciou que a bíblia será substituída por novo livro?

Há vários anos que circula nas redes sociais a informação de que o Papa Francisco pretende abolir a Bíblia por esta se encontrar desatualizada. Fala-se até na possibilidade de “editar o antigo testamento”. Será verdade?

Não. Trata-se de uma falsidade, desmentida por várias plataformas de fact-checking ao longo dos anos, desde o “Politifact“, em 2018, até à brasileira “UOL“, em janeiro deste ano.

Um texto sobre o cancelamento da Bíblia foi publicado originalmente no site humorístico norte-americanoThere Is News.com“, em abril de 2018. Muitas das publicações no Facebook são uma tradução literal deste conteúdo, mas que não citam a fonte ou esclarecem o cariz satírico da página. Aliás, no final do texto assinala-se que estamos perante conteúdo ficcional.

Em janeiro deste ano, quando esta fake news sobre o Papa voltou a circular em força, na página oficial do Vaticano no Twitter garantia-se ser falso o discurso do Papa Francisco em que este supostamente defendia o fim do principal livro católico.

[twitter url=”https://twitter.com/vaticannews_pt/status/1616464942403620865?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1616464942403620865%7Ctwgr%5Eb9d27dd1943ad84bfe66effaaecc565fc50f89a5%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fnoticias.uol.com.br%2Fconfere%2Fultimas-noticias%2F2023%2F01%2F26%2Fpapa-francisco-biblia-falso.htm”/]

Em declarações à AFP, em 2019, o especialista em temas do Vaticano e diretor do Departamento de Humanidades da Universidade de La Sabana, Hernán Olano, garantiu que estas notícias falsas “provêm não apenas de círculos anticatólicos, mas também de reações dentro do Catolicismo contra a implementação na atualidade da doutrina do papa“.

Olano defendeu ainda que “em nenhum momento o papa disse que a Bíblia deve ser mudada, nem os mandamentos, nem o Antigo Mandamento, nem os sacramentos, mas que tudo deve estar em consonância com todos os momentos da Humanidade”.

Avaliação do Polígrafo: Falso

________________________

Fotografia reúne Papa Francisco e os seus dois antecessores, Bento XVI e João Paulo II?

“Uma foto dos nossos últimos três Papas. Eles não sabiam na época, mas Deus sabia”, destaca-se na legenda de uma fotografia que se tornou viral no Facebook, em janeiro de 2023. A imagem mostra três homens e, de facto, parecem ser Papa Francisco, João Paulo II e Bento XVI.

Mas nem tudo o que parece é, e a verdade é que este encontro histórico entre Papa Francisco e os seus antecessores não aconteceu, ou pelo menos não ficou registado para futura memória. Trata-se de uma imagem manipulada, tal como verificado pelo “USA Today“.

A foto original foi tirada pelo fotógrafo da Associated Press Massimo Sambucetti em 1985 e não inclui Francisco. Está no arquivo da agência internacional, tal como pode verificar aqui. “O Papa João Paulo II aperta a mão do cardeal da Alemanha Ocidental, Joseph Ratzinger”, destaca-se na legenda da imagem.

O homem entre os dois chefes da Igreja Católica (o, na altura, atual e o futuro) não surge identificado, mas uma coisa é certa, não é Francisco. Trata-se de uma notória alteração da fotografia original.

Avaliação do Polígrafo: Manipulado

_____________________________

Foto mostra Papa Francisco em jacuzzi rodeado de duas mulheres?

E por falar em manipulação, há vários meses que circula nas redes sociais uma imagem caricata que reúne três elementos improváveis: o chefe da Igreja Católica, uma banheira de hidromassagem e duas mulheres despidas.

papa

Apesar de ter arrancado gargalhadas pela internet fora, a imagem é falsa e foi criada através de uma ferramenta de Inteligência Artificial (IA). Um olhar mais atento revela que se trata de uma imagem criada de forma artificial. Por exemplo, é visível uma malformação nos dedos da mulher à esquerda. Este é, aliás, um sinal muito comum da presença de IA em imagens.

Esta imagem é semelhante à que se tornou viral em todo o mundo e que mostrava Francisco vestido com um casaco branco puffer. Na altura, o Polígrafo assinalou o conteúdo enquanto manipulado. Pode rever aqui esta verificação publicada em março.

Avaliação do Polígrafo: Manipulado

________________________

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque