O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Direito de Resposta de Gonçalo Pinto

Nos termos da Lei n.º 2/99, de 13 de janeiro, eu (Gonçalo António Nogueira de Sousa Pinto) venho apresentar o meu direito de resposta relativamente à vossa peça jornalística de que fui visado de acordo com o link abaixo: https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/desconfigurada-por-souto-moura-este-e-o-antes-e-depois-da-biblioteca-municipal-do-porto/ Em primeiro lugar, o que esteve em causa foi uma opinião subjetiva minha pessoal que […]
Nos termos da Lei n.º 2/99, de 13 de janeiro, eu (Gonçalo António Nogueira de Sousa Pinto) venho apresentar o meu direito de resposta relativamente à vossa peça jornalística de que fui visado de acordo com o link abaixo:
Em primeiro lugar, o que esteve em causa foi uma opinião subjetiva minha pessoal que não vincula o meu partido Iniciativa Liberal, mas somente a minha pessoa, nunca se tendo tratado duma comunicação oficial do partido.
Em segundo lugar, nunca expressei no referido post no X que a intervenção se tratava duma substituição da fachada da Biblioteca Municipal do Porto. A desfiguração do referido edificado, de acordo com a minha opinião, ocorre mediante um acrescento dum elemento arquitetónico completamente desenquadrado com o edificado oitocentista original. Para este efeito, posso citar a opinião dum arquiteto que descreve o caso duma forma muito sucinta:
E não esquecer: apesar de se poder dizer que este mamarracho não viola totalmente as Cartas de Roma, Atenas e Veneza, porque preserva a autenticidade e o edifício histórico original, ao mesmo tempo viola em parte o espírito de integração e equilíbrio exigido por essas cartas. O novo volume torna-se um elemento dominante e pesado que esmaga visualmente o monumento histórico.
Em terceiro lugar, fazer “fact-checking” implica a necessidade de verificação factual. No post no X onde fui visado, eu teci uma opinião subjetiva. Não expressei um facto passível de verificação.
Deste modo, agradeço que nos termos da Lei n.º 2/99, de 13 de janeiro, seja publicado o meu direito de resposta em conformidade e seja retificada a notícia da qual fui visado.
Muito obrigado,
Gonçalo Pinto
Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque