O primeiro jornal português
de Fact-Checking

As 22 verificações de factos do Polígrafo mais lidas e/ou comentadas em 2022

Este artigo tem mais de um ano
Da série de debates nas eleições legislativas de Portugal até à suposta fraude eleitoral nas eleições presidenciais do Brasil, passando pela desinformação sobre a guerra da Rússia contra a Ucrânia, negacionismo sobre a exploração espacial e mitos em torno dos automóveis elétricos, mais os incêndios florestais, os efeitos da inflação e um célebre almoço no restaurante "Solar dos Presuntos". Entre outros temas que marcaram o ano do Polígrafo, sempre ao serviço da verdade dos factos.

“Fantasma de Kiev”: Vídeo do TikTok mostra piloto ucraniano a abater sete caças russos sozinho?

A história espalhou-se pelas redes sociais logo nos primeiros dias da invasão da Ucrânia pela Rússia. O suposto herói é um piloto ucraniano, apelidado de “Fantasma de Kiev”, que terá abatido sete caças russos, a solo, com a sua aeronave de modelo MiG-29. Uma proeza registada em vídeo que se tornou viral a partir do TikTok. Mas será mesmo real?

Falso

_______________________________

Aluno entrou em Medicina na Católica com média inferior a outros candidatos?

Está a circular no Reddit, desde o início da tarde de ontem, uma captura de ecrã de um resultado de candidatura ao Mestrado Integrado em Medicina na Universidade Católica Portuguesa. Um aluno, com nota de candidatura de 158,1, foi admitido por se integrar no contingente de “descendente em linha recta de beneméritos insignes” daquela instituição. Ao mesmo tempo, alunos com notas superiores viram a porta de entrada para o curso fechada.

Verdadeiro

_______________________________

Salário base de 2.700 euros custa à empresa 3.368 euros mas trabalhador leva para casa apenas 1.700 euros?

O post não é de agora mas já foi partilhado mais de 13 mil vezes no Facebook. O autor é Pedro Tânger, um conhecido empresário que decidiu explicar o porquê de ser “tão difícil pagar 2.700 euros” aos trabalhadores. Entre contribuições, taxas e impostos, sobra desse salário bruto um total de 1.700 euros para o funcionário no final de cada mês, sendo que a empresa tem que pagar cerca de 3.400 euros. Será mesmo assim?

Verdadeiro

_______________________________

Imagem de Zelensky a distribuir leite da marca portuguesa Mimosa em Bucha é real?

Propagou-se nas redes sociais uma fotografia de Volodymyr Zelensky, Presidente da Ucrânia, a entregar ajuda humanitária em Bucha, cidade fustigada pelas tropas russas e palco de um recente massacre de centenas de civis, prostrados nas ruas desde há semanas ou enterrados em valas comuns. Na imagem, entre os alimentos distribuídos, aparece uma palete de leite da marca portuguesa Mimosa.

Verdadeiro

_______________________________

Fraude eleitoral no Brasil. Urnas eletrónicas com 81% de votos pré-preenchidos para Lula da Silva foram apreendidas?

Na véspera da eleição presidencial no Brasil propagou-se viralmente nas redes sociais uma denúncia de suposta fraude eleitoral, através de imagens da suposta apreensão pelas autoridades de um conjunto de urnas eletrónicas que tinham 81% de votos pré-preenchidos para o candidato Lula da Silva, na cidade de Serafina Corrêa, Rio Grande do Sul.

Pimenta na Língua

_______________________________

Garante-se no Twitter: “Carros elétricos não valem nada após 8 a 10 anos porque baterias deixam de funcionar”

As dúvidas sobre o funcionamento dos automóveis elétricos ainda persistem. Numa publicação, afirma-se que um carro elétrico “não vale nada” depois de 8 a 10 anos em funcionamento, porque a bateria perde a utilidade e comprar uma nova não compensa. Mas não é bem assim, porque mesmo depois da garantia, as baterias continuam a funcionar.

Falso

_______________________________

Lei obriga a revalidar a carta de condução “antes da data de validade assinalada no seu título”?

O alerta de que existem “milhares de portugueses a conduzir com a carta expirada” surgiu no Instagram. Invoca-se o “desconhecimento ou descuido” dos condutores em revalidar a carta de condução antes da data de validade assinalada no seu título, devido às sucessivas alterações legislativas. Confirma-se?

Verdadeiro

_______________________________

Denúncia no Facebook: “GNR multou menor que andava de bicicleta no passeio enquanto mexia no telemóvel”

“Passaram uma multa a um menor só por vir em cima do passeio de bicicleta e a mexer no telemóvel”, destaca-se numa publicação que está a ser partilhada no Facebook desde o início de junho. A GNR confirmou ao Polígrafo o sucedido e esclareceu que, por estar em causa uma infração cometida por um menor, foi notificado o responsável legal, neste caso o pai.

Verdadeiro, Mas…

_______________________________

Eleições legislativas. É suposto que a lista de partidos no boletim de voto esteja “por ordem alfabética”?

No Facebook alerta-se para a ordem em que são apresentados os partidos num boletim de voto para as eleições legislativas que vão realizar-se no próximo domingo, dia 30 de janeiro. “De notar que o partido Chega foi colocado como último da lista”, destaca-se na publicação, sugerindo que a disposição dos partidos “deveria ser por ordem alfabética”. Verificação de factos.

Falso

_______________________________

Dívida pública saltou de 60% para mais de 100% do PIB durante governação de Sócrates?

Em publicação no Facebook recorda-se uma suposta citação de António Costa que, em data incerta, terá dito que se orgulha “da visão estratégica e do impulso reformista com que, sob a liderança de José Sócrates, assumiu o Governo em 2005”. E associa-se a declaração a um dos legados da governação de Sócrates: “Passar a dívida de 60% do PIB para mais de 100% e deixar os portugueses na bancarrota.”

Verdadeiro, Mas…

_______________________________

CTT estão a vender “paletes de encomendas não reclamadas” por apenas 1,95 euros?

Nas redes sociais está a promover-se uma suposta venda de “paletes de encomendas não reclamadas” pelos CTT – Correios de Portugal, apenas 1,95 euros por cada palete. Incluem telemóveis, aparelhos de cozinha, aspiradores, etc. Basta “preencher o formulário”. Verdade ou falsidade?

Falso

_______________________________

Imagens da Terra e da Lua divulgadas pela NASA provam que “o espaço é ‘fake'”, garante-se nas redes sociais

Em causa estão duas fotografias da NASA, datadas de 2015 e 1969. Na mais recente, captada a cerca de um milhão de milhas de distância, a Terra sobressai como muito maior do que a Lua. Mas na segunda, captada a cerca de 238 mil milhas, a Terra parece mais pequena. Conclusão: “Acordem! O espaço é ‘fake’. Estamos todos a ser enganados.”

Pimenta na Língua

_______________________________

Ucrânia entregou armas nucleares à Rússia “em troca da garantia de nunca ser ameaçada ou invadida”?

De acordo com uma publicação viral no Facebook, “a Ucrânia detinha um gigantesco arsenal nuclear que garantia a sua defesa, até que em 1994 eles assinaram um acordo com a Rússia para entregar tudo em troca da garantia de nunca serem ameaçados ou invadidos”. Verificação de factos.

Verdadeiro

_______________________________

Publicação viral no Facebook: Aeronaves de combate a incêndios da Força Aérea não estão a ser utilizadas

Datada de 12 de julho, a publicação em causa acumula milhares de partilhas. Baseia-se na imagem de uma aeronave C-130H da Força Aérea Portuguesa associada a um texto na forma de testemunho pessoal: “Ainda sou do tempo do projeto nacional módulo ‘MAFFS – Modular Airborne FireFighting System’. (…) Ataque bruto para acabar de vez com grandes incêndios. Equipa ‘Hércules’ C-130 da Força Aérea. (…) Estão arrumados na base aérea de Alverca para satisfazer o ‘lobby’ do negócio dos helicópteros”. O Polígrafo verifica.

Verdadeiro, Mas…

_______________________________

Astronauta norte-americano Buzz Aldrin admite que “aterragem na Lua não aconteceu”?

Ou mais corretamente a alunagem no único satélite natural do planeta Terra, pela missão Apollo 11 da NASA, em 1969. Terá sido tudo uma farsa, afinal, como agora vem admitir o astronauta norte-americano Buzz Aldrin que se distinguiu na História como o segundo ser humano a pisar a superfície da Lua, logo após Neil Armstrong? É o que se garante em recentes publicações (com vídeo) no Instagram e TikTok.

Pimenta na Língua

_______________________________

Dezenas de blindados que custaram €340 milhões estão a “apodrecer num armazém do Barreiro”?

A publicação não é nova, circula nas redes sociais desde há anos, com origem num “blog”. Em causa estão as viaturas blindadas Pandur que, supostamente, continuam a “ganhar ferrugem num armazém do Barreiro”, apesar de terem custado mais de 340 milhões de euros.

Falso

_______________________________

Vídeo filmado num carro em Bucha mostra um cadáver “a mexer o braço” e a sentar-se?

Publicação do Ministério da Defesa russo no Telegram nega a responsabilidade da Rússia no massacre de Bucha, cidade próxima de Kiev, onde os ucranianos alegam ter encontrado centenas de mortos depois da retirada das tropas russas. O regime de Vladimir Putin vem agora ripostar e acusar as fotografias e vídeos que têm circulado de serem uma “farsa” e uma “produção encenada”, como por exemplo no caso de um vídeo que mostrará um “cadáver” a mexer um braço e a sentar-se.

Falso

_______________________________

“Branca de Neve”. Disney vai excluir anões da história “para evitar ofensas a pessoas com nanismo”?

Está a ser partilhada nas redes sociais uma suposta notícia (ou a imagem do título e destaque) com a seguinte informação: “Disney cede a críticas e exclui anões da Branca de Neve. Filme sofrerá mudanças para evitar ofensas a pessoas com nanismo.” Verdade ou mentira?

Verdadeiro, Mas…

_______________________________

Cristiano Ronaldo financiou Unidade de Cuidados Intensivos no Hospital de Santa Maria?

É uma publicação que já tinha circulado nas redes sociais durante a pandemia de Covid-19, mas voltou a tornar-se viral nos últimos dias, como que embalada pelas sucessivas polémicas que têm envolvido o mais mediático jogador de futebol português. É verdade que, fora dos relvados, Ronaldo “ajudou” a adquirir uma nova Unidade de Cuidados Intensivos para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa?

Verdadeiro

_______________________________

Imagem de grávida ferida no bombardeamento de hospital em Mariupol foi encenação de modelo e “influencer”?

Após o bombardeamento de um hospital pediátrico em Mariupol, Ucrânia, no dia 9 de março, foram difundidas imagens de mulheres grávidas feridas a serem evacuadas do edifício destruído. Nas redes sociais, entretanto, incluindo um “tweet” da Embaixada da Rússia no Reino Unido, surgiu a denúncia de que uma dessas vítimas é uma modelo e “influencer” ucraniana e que tudo não terá passado, afinal, de uma encenação de propaganda anti-Rússia.

Falso

_______________________________

António Costa gastou 9.400,60 euros em almoço de celebração do centenário de José Saramago?

Só em vinho, a despesa teria ascendido a 8.100 euros, de acordo com a imagem da suposta fatura do almoço que surgiu ontem no Twitter e entretanto propagou-se viralmente nas redes sociais, acumulando centenas de milhares de partilhas. Além do primeiro-ministro, também o ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, participou na celebração. Mas o problema é que a fatura não corresponde a esse almoço, confirmou o Polígrafo junto do gabinete do primeiro-ministro. É uma “fake news”.

Falso

_______________________________

Qual dos candidatos ficou com o nariz mais crescido depois dos 30 debates pré-legislativas?

Eis a muito aguardada contabilidade final desta série: total de 30 debates realizados, 184 verificações de factos efetuadas e 34 carimbos de “Falso” aplicados pelo Polígrafo. Compilamos aqui, para memória futura, todos esses momentos em que um candidato não foi rigoroso ou fiel à verdade dos factos.

Vários

_______________________________

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque