Em 1847, o escritor norte-americano foi o autor de uma das frases mais emblemáticas de sempre: “As notícias da minha morte são manifestamente exageradas”, afirmou, perante o acumular de rumores que o davam como falecido.

A semana passada foi a vez da glória brasileira Pelé. Segundo uma publicação que se tornou viral no WhatsApp brasileiro, que tem 140 milhões de utilizadores, o ícone do futebol morrera aos 79 anos. "Edson Arantes do Nascimento (ou Pelé, se preferir) morreu hoje pela manhã, em 2019, aos 79 anos de idade. O rumor espalhou-se pelas redes sociais à velocidade da luz, primeiro no Brasil, depois em Portugal. Até que a verdade fosse reposta, passaram vários dias.

pele
A imagem distribuída no WhatsApp onde é anunciada a morte do ícone brasileiro

Também em Portugal já foram várias as figuras públicas que tiveram de desmentir notícias manifestamente exageradas. Fique com alguns exemplos:

Eunice Muñoz

Em 2012, a actriz foi surpreendida pela notícia da sua morte, disseminada através de uma publicação entretanto massificada através do Facebook. Na fotografia partilhada, Eunice surgia sob um fundo negro com a seguinte inscrição: “1928-2012”. O texto que acompanhava a publicação era inequívoco:

"Eunice Muñoz foi há pouco encontrada sem vida na sua casa. A atriz em Maio deste ano sofreu uma lesão cervical da consequência de uma queda durante os ensaios da peça de Tennessee William, o que lhe fragilizou a saúde.
A apresentação de ‘O Comboio da Madrugada’ no Teatro Nacional D. Maria II foi adiada por tempo indeterminado porque a atriz ‘se encontrava em recuperação’.
Eunice Muñoz deixa um legado inquestionável na cultura portuguesa na televisão, cinema e teatro portugueses."

De facto, era verdade que Eunice Munõz caíra durante os ensaios, no mês anterior. Mas tudo o resto era falso.  A atriz decidiu desmentir a falsidade onde ela nasceu. Na sua página no Facebook, escreveu: "Existe um rumor aqui no Facebook que é necessário desmentir. Não se preocupem, está tudo bem comigo. Trata-se de uma brincadeira de muito mau gosto, que só conseguiu deixar preocupados familiares e amigos."

Eunice Munoz

Ruy de Carvalho: "Meus amigos. Eu estou bem..."

Também o conhecido actor já teve de desmentir a sua morte. Segundo notícias publicadas em 2017, Ruy de Carvalho morrera de ataque cardíaco. Assim que soube do que estava a acontecer, o artista recorreu ao seu perfil no Facebook para fazer um esclarecimento público: "Meus amigos. Eu estou bem...sentado ao pé da minha filha e do meu genro e respetivos amigos de quatro patas... Um beijinho para as minhas amigas Senhoras e um abraço para os Homens", escreveu. Também a sua filha, Paula Carvalho, desabafou naquela rede social:

Simone: pedido de ajuda a uma revista

Em 2012, a cantora foi vítima de uma brincadeira de mau gosto. Uma publicação colocada a circular no Facebook e entretanto disseminada pelas redações garantia a sua morte. Simone tomou conhecimento do seu suposto óbito através de um telefonema de uma amiga, tendo reagido com grande tranquilidade: pegou no telefone e ligou para a revista Lux, a quem pediu ajuda para travar o rumor.

simone

Mariza: "Estou melhor que nunca"

No dia 16 de janeiro de 2015, a fadista Mariza foi obrigada a filmar um vídeo para fazer prova de vida através das redes sociais. Perante os boatos que a davam como morta e que já geravam reacções emocionadas, Mariza afirmou: “Não é verdade, estou aqui bem, de plena saúde, junto da família, dos amigos e de todos vocês. Muito obrigada pela vossa preocupação, queria deixar-vos a todos descansados porque estou melhor que nunca.

Mariza

"Pequeno Saúl": concertos quase cancelados

O pequeno Saúl, cantor adolescente que imitava o estilo brejeiro de Quim Barreiros e cantava ‘O Bacalhau Quer Alho’, foi dado como morto num acidente de viação. Apesar de ter desmentido o boato na televisão, a verdade é que já não foi a tempo de impedir que a notícia se disseminasse até aos Estados Unidos e Austrália, de onde a sua equipa de produção chegou a receber telefonemas no sentido de saber se era necessário cancelar concertos.

Saul

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.