"Morre esta noite a mãe de CR7 vítima de AVC no hospital da Madeira em Portugal onde se encontrava internada. Vamos desejar muita força e coragem ao king", destaca-se numa das publicações em causa.

Esta informação é completamente falsa, mas em poucas horas gerou centenas de partilhas e comentários.

E analisando a respetiva caixa de comentários verifica-se que a esmagadora maioria dos leitores acredita nesta fake news, expressando "pêsames" e demais "sentimentos" à "família enlutada".

Na realidade, Dolores Aveiro regressou ontem, dia 5 de março, à sua conta no Instagram para agradecer todas as mensagem de apoio que tem recebido nos últimos dias e garantir que está a "recuperar bem".

"Depois de ter sofrido um AVC isquémico, a mãe de Cristiano Ronaldo permanece internada no Hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal, mas hoje sentiu necessidade de deixar umas palavras aos seus seguidores", informou ontem o jornal "Diário de Notícias da Madeira".

"'Meus queridos desse lado, esta não é a típica mensagem normal da Dolores, mas só estou a passar por aqui para vos dizer que estou a recuperar bem (já a reclamar muito de estar deitada na cama há muitas horas)', começa por escrever Dolores Aveiro, salientando que 'em alguns dias' estará na sua 'rotina normal'", lê-se na notícia verdadeira.

"Se Deus quiser, tudo não passou de um susto, estou sóbria, consciente do que me aconteceu e com plena certeza de que fui uma sortuda. Agradeço à equipa médica e a todos os profissionais que me acompanharam desde a primeira hora, agradeço as mensagens de apoio constantes (não estou a ler, mas a minha filha Cátia está a pôr-me a par de tudo o que se passa desse lado), obrigada pela corrente de orações e pelas energias positivas de todos os lados, obrigada meus filhos queridos, meus netos irmãos e amigos. A Dolores já já estará de volta, até lá meus queridos agradeço um pouco de compreensão pela privacidade e respeito em geral, pois com saúde não se brinca", escreveu Dolores Aveiro na mensagem.

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.
International Fact-Checking Network