No dia em que muitos acreditam que Marcelo Rebelo de Sousa declarará o estado de emergência foi posta a circular entre grupos de WhatsApp um autodesignado “Decreto do Presidente da República” em que se garante que essa decisão já foi efetivamente tomada, estando mesmo já em vigor.

Ora, trata-se de uma falsidade desmentida ao Polígrafo por fonte oficial da Presidência da República. Desde o início desta manhã que Marcelo Rebelo de Sousa está reunido através de vídeo-conferência com os conselheiros de Estado para abordar o tema.

coronavirus

As conclusões serão divulgadas na página da Presidência da República na internet e, ao final da tarde ou início da noite, Marcelo Rebelo de Sousa fará uma declaração ao país.

Declarar o estado de sítio ou o estado de emergência é uma das competências próprias do Presidente, previstas no artigo 138.º da Constituição da República Portuguesa. Se Marcelo Rebelo de Sousa decidir pela declaração do estado de emergência, terá de ouvir o Governo e submeter um pedido de autorização à Assembleia da República, que autoriza ou recusa, através de uma resolução.

Hoje, o plenário da Assembleia da República, marcado para as 16h, deixou um ponto em aberto para a possibilidade de ter de debater o decreto do Presidente a declarar emergência nacional.

Assine a Pinóquio

Fique a par dos nossos fact checks mais lidos com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Receba os nossos alertas

Subscreva as notificações do Polígrafo e receba os nossos fact checks no momento!

Em nome da verdade

Siga o Polígrafo nas redes sociais. Pesquise #jornalpoligrafo para encontrar as nossas publicações.
International Fact-Checking Network