A vacina que cura a Covid-19 está disponível nos EUA?

Não. A informação extrapola e deturpa a notícia original. Um laboratório sediado em San Diego, EUA, alega ter criado uma vacina contra o novo coronavírus, mas é destacado logo no título da notícia que ainda tem de ser testada e que não há certezas relativamente à sua eficácia. Importa também salientar que as vacinas não curam doenças. Funcionam sim como um método de prevenção, através da imunização das populações. Pode ler mais aqui.

Avaliação do Polígrafo: Falso

Cuba inventou uma vacina que curou infetados com o coronavírus na China?

Não. O governo cubano anunciou uma droga, chamada Interferon Alfa 2B, que ajudou de facto 1.500 pessoas na China. Porém, trata-se de um medicamento e não de uma vacina. Esta droga é uma das 30 medicações selecionadas pela Comissão Nacional da China para tratar condições respiratórias. Pode ler mais aqui.

Avaliação do Polígrafo: Falso

O ibuprofeno agrava a infeção pelo coronavírus?

Ainda que o estudo relativamente ao tema tenha saído numa revista médica prestigiada, o Infarmed informou posteriormente que "não existem, atualmente, dados científicos que confirmem um possível agravamento da infeção por Covid-19 com a administração de ibuprofeno ou outros anti-inflamatórios não esteróides." Quem faz a toma deste medicamento não o deve interromper. Pode ler mais aqui.

Avaliação do Polígrafo: Falso

O vídeo de uma praça repleta de vítimas mortais devido ao coronavírus na China é autêntico?

Não. As imagens captam um momento da homenagem de Frankfurt, em que dezenas de pessoas se deitaram no chão de uma praça central, no âmbito de um "projeto artístico" em memória das 528 vítimas mortais do campo de concentração nazista de Katzbach. O evento ocorreu no dia 24 de março de 2014. Pode ler mais aqui.

Vídeo de praça repleta de vítimas mortais do coronavírus na China é real?
créditos: Poligrafo

Hóteis de Cristiano Ronaldo vão ser transformados em hospitais para receber vítimas do novo coronavírus?

O comentador Rui Pedro Braz, na estação TVI24, desmentiu a notícia, alegando estar na posse de informações suficientes para afirmar que os hotéis do jogador não iriam ser transformados os hospitais. Mais tarde, o jornal "Observador" contactava uma fonte próxima de Cristiano Ronaldo que desmentiu igualmente a informação. Pode ler mais aqui.

Avaliação do Polígrafo: Falso

Coronavírus foi "criado para diminuir a população" da China e os EUA "já têm a cura"?

Não há qualquer facto público que sustente esta afirmação. Em relação à cura, como já foi dito anteriormente, é uma extrapolação da notícia original. A vacina encontra-se ainda em desenvolvimento, em fase inicial e sem garantias de sucesso. Pode ler mais aqui.

Avaliação do Polígrafo: Falso

A OMS lançou um alerta a desaconselhar o sexo com animais?

A OMS tem vindo a partilhar regularmente no seu site informações com precauções a tomar como forma de evitar o contágio pelo novo coronavírus. Contudo, o panfleto em causa foi adulterado. No original, pode ler-se: "Evite contacto desprotegido com animais selvagens ou de quinta". Pode ler mais aqui.

Avaliação do Polígrafo: Falso

China está a exportar carne humana contaminada com Coronavírus para África?
créditos: Poligrafo

Ocorre sempre uma epidemia no ano 20 de cada século?

A peste negra teve origem entre os anos 1343 e 1353 e a epidemia de "cocolizti" acredita-se ter surgido entre 1545 e 1550. O surto de moléstia contagiosa a bordo do navio de Mayflower ocorreu em 1620. A peste de Marselha (variante da peste negra) ocorreu em 1720. A pandemia da cólera ocorreu entre 1817 e 1823 e a gripe espanhola em 1918. Já o primeiro caso registado do novo coronavírus data de 31 de dezembro de 2019. Apenas o surto de moléstia contagiosa e a peste de Marselha ocorreram nos anos 20. Pode ler mais aqui.

Avaliação do Polígrafo: Falso

A rede 5G é a verdadeira causa das mortes por Covid-19?

Wuhan foi uma das primeiras cidades chinesas onde foi implementada a rede 5G. Contudo, num artigo publicado pela OMS sobre os riscos associados ao uso de telemóveis, a entidade afirma que  "até à data, não foram encontrados nenhuns efeitos adversos". Esta rede utiliza um tipo de radiação não-ionizante, o que significa que não prejudica o ADN dentro das células. Pode ler mais aqui.

Avaliação do Polígrafo: Falso

A China aproveitou-se da pandemia no Ocidente para comprar empresas?

Para além dos erros de construção frásica, linguagem vaga e falta de fontes de informação, nenhum orgão de comunicação social tem notícias sobre esta operação. Se realmente tivesse existido, estaria documentada e noticiada, uma vez que envolve operações em bolsas de valores que são de conhecimento público. O país não teve lucro com o vírus, mas fortes prejuízos. O PIB deverá cair abruptamente no primeiro trimestre desde ano. Pode ler mais aqui.

China, Xi Jinping
créditos: © 2019 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

Avaliação do Polígrafo: Falso

A polícia chinesa está a matar a tiro os infetados? 

Este conteúdo resulta de uma montagem de três vídeos captados em momentos e circunstâncias diferentes e que estão a ser utilizados para disseminar uma história falsa. As autoridades chinesas não estão a matar a tiro os pacientes infetados com a Covid-19. Pode ler mais aqui.

Avaliação do Polígrafo: Pimenta na Língua

Médico chinês desmaia enquanto opera doente infetado com o novo coronavírus?

O vídeo, apesar de autêntico, não teve nada a ver com o novo coronavírus. De acordo com o diretor do hospital, que estava presente na cirurgia, o desmaio do médico, que era urologista, derivou de um "baixo nível de açúcar no sangue e fadiga prolongada". Pode ler mais aqui.

Avaliação do Polígrafo: Falso

Corona

Estão a ser vendidos cães, cobras, ratos e morcegos no mercado de Wuhan?

Esta informação tem como base um vídeo posto a circular nas redes sociais. O mercado de Wuhan onde se suspeita ter surgido o coronavírus dá pelo nome de "Huanan Seafood Market" e é coberto. O mercado filmado no vídeo é ao ar livre e, atentando aos detalhes, percebe-se que é na Indonésia e não na China. Pode ler mais aqui.

Avaliação do Polígrafo: Pimenta na Língua

Emissões de dióxido de enxofre em Wuhan comprovam que vítimas do coronavírus estão a ser cremadas?

Esta informação foi propagada por vários jornais credíveis internacionais. Contudo, é falsa. Os dados de satélite, ao contrário do que foi alegado, não correspondem a uma observação em tempo real das concentrações de SO2 sobre Wuhan. Na verdade, tratam-se de imagens computadorizadas de previsão das concentrações de SO2 num determinado espaço e tempo, baseada nos registos históricos da área e nas condições atmosféricas do momento. De qualquer das formas, isto não implica que o número de cremações não tenha aumentado na China, uma vez que as autoridades chinesas anunciaram a proibição de funerais das vítimas da epidemia e impuseram a prática de cremação imediata dos cadáveres. Pode ler mais aqui.

Avaliação do Polígrafo: Falso

A pele negra é resistente à Covid-19? 

Não. A pele negra não tem anticorpos "mais fortes, poderosos e resistentes" como se partilhou nas redes sociais. A etnicidade e a genética não têm qualquer influência na recuperação do vírus. Pode ler mais aqui.

Avaliação do Polígrafo: Falso

O novo coronavírus foi manipulado com o vírus HIV e resultou de "criação humana"?

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, afirma que a suspeita "não tem fundamento até à data". Graça Freitas adianta ainda que possam estar a ser utilizados medicamentos contra outros vírus no combate ao Covid-19, mas tal não acontece porque o coronavírus tenha sido manipulado com o vírus HIV. Pode ler mais aqui.

Avaliação do Polígrafo: Falso

O escritor Dean Koontz previu a epidemia na sua obra "The Eyes of Darkness"?

O escritor nunca disse que os eventos relatados na obra iriam acontecer e as semelhanças entre a Covid-19 e o "Wuhan-400" são muito poucas. Além disso, na primeira edição do livro, o vírus chamava-se "Gorki-400", criado pelos russos na cidade de Gorki (agora conhecida como Níjni Novgorod). Pode ler mais aqui.

Avaliação do Polígrafo: Falso

Os Simpsons previram o coronavírus há 30 anos?

Não. No episódio em questão, o vírus é originário de Osaka, no Japão, e não da China, como tem sido partilhado. Além disso, esta informação baseia-se numa imagem do episódio que foi adulterada. Pode ler mais aqui.

Avaliação do Polígrafo: Falso

coronavirus

A China prepara-se para matar 20 mil pessoas infetadas com o novo coronavírus?

No artigo destacava-se que o Supremo Tribunal Popular da China iria aprovar o assassinato em massa de pacientes com Covid-19. Contudo, a informação, para além de não vir em qualquer orgão de comunicação local, foi publicado num site conhecido por propagar fake news. Pode ler mais aqui.

Avaliação do Polígrafo: Falso

O gel à base de álcool não previne infeção pelo novo coronavírus?

O vídeo foi partilhado por um homem que se identifica como "químico autodidata" e que aconselha ao uso de vinagre como forma de higienização das mãos. Porém, não tem qualquer validade científica. A DGS confirmou que se trata de "contrainformação". E explica: "A melhor solução para higienizar rapidamente as mãos é a fricção com uma solução à base de álcool. Estas soluções podem ser adquiridas em três formas: líquida, gel ou espuma". Pode ler mais aqui.

Avaliação do Polígrafo: Falso

Beber água de 15 em 15 minutos diminui o risco de infeção? 

Não. Beber água como forma de destruir o vírus não tem qualquer tipo de sustentação factual. Kamal Mansinho, virologista, explica: "No caso concreto do coronavírus, algumas células da boca, do nariz, da garganta, têm um receptor que funciona como fechadura, a que o vírus se liga para entrar nas células. Quando se diz que quando chega ao estômago e é destruído, não é verdade. Antes de chegar ao estômago pode causar infecção." Pode ler mais aqui.

Avaliação do Polígrafo: Falso

A China está a exportar carne humana contaminada para África?

A história começou por ser partilhada por Whatsapp e conta com algumas imagens e um vídeo. Supostamente, a China estaria a exportar carne humana enlatada para países africanos. Uma das imagens foi tirada do contexto original (um evento de um videojogo) e outras são já muito antigas. Quanto ao vídeo, trata-se de uma filmagem feita na Tailândia, em 2013, e mostra um ritual funerário chamado Enterro do Céu. Pode ler mais aqui.

Avaliação do Polígrafo: Falso

O vírus não se propaga pelo ar?

A informação veio supostamente assinada pela "Unicef", que veio a esclarecer mais tarde que se tratava de fake news. De acordo com a DGS, o vírus propaga-se através de gotículas ou secreções emitidas por pessoas doentes quando se espirra ou tosse, ou por contacto direto com secreções contaminadas (boca, nariz e olhos). Ou seja, sim, propaga-se através do ar. Pode ler mais aqui.

Avaliação do Polígrafo: Falso

Fotografias de médicos a dormir devido à exaustão causada pela Covid-19 são em Portugal?

Não são em Portugal nem foram causadas pelo surto de coronavírus. As imagens têm origem numa campanha de médicos mexicanos no Twitter com a hashtag #yotambienmedormi (eu também adormeci). O objetivo era chamar a atenção para os horários excessivos que têm de cumprir.

Avaliação do Polígrafo: Falso

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.
International Fact-Checking Network