O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Balanço do ano (I)

Este artigo tem mais de um ano
Desde as toneladas de ouro na "cave secreta" de José Sócrates até ao novo automóvel Mercedes de António Costa, passando pela jovem-prodígio portuguesa que ganhou prémio internacional de física nuclear, o gesto obsceno do príncipe William, a gaguez de Joacine Katar Moreira ou ainda "o carro que anda 900 quilómetros com 60 litros de água" supostamente inventado por um cientista iraniano. Estes são os nossos 8 artigos com maior audiência no ano que agora termina.

8.

A traição das imagens: do gesto obsceno do príncipe William à bandeira atirada ao chão pela ministra da Cultura

O pensamento crítico, a auto-defesa do cepticismo, a literacia mediática e o sentido de cultura visual já são ferramentas essenciais na prevenção e combate às “fake news” que circulam nas redes sociais e demais páginas na Internet. E serão ainda mais importantes perante a torrente de vídeos “deepfake” que se avizinha. “Ver para crer” é um axioma que tenderá a tornar-se obsoleto. Neste artigo, explicamos porque é que num tempo em que realidade e manipulação se confundem, não podemos acreditar em tudo o que vemos.

Data de publicação: 30/10/2019

.

7.

Jovem-prodígio portuguesa ganhou prémio internacional de física nuclear?

Esta história comovente acumulou dezenas de milhares de partilhas no Facebook. Quem poderia ficar indiferente a uma narrativa que apresenta uma jovem estudante genial portuguesa que, depois de conseguir o impossível num concurso realizado na Rússia, continuava a ser ignorada em Portugal?

Data de publicação: 21/09/2019

.

6.

Joacine Katar Moreira, do Livre, só começou a gaguejar na presente campanha eleitoral?

Em plena campanha eleitoral para as eleições legislativas, a gaguez da cabeça-de-lista do Livre tornou-se um trending topic. Foram colocados a circular nas redes sociais diversos vídeos que mostravam Joacine Katar Moreira a discursar mais fluidamente do que fazia nos compromissos de campanha. Nas mensagens que acompanhavam essas publicações insinuava-se ou acusava-se explicitamente a candidata a deputada de estar a fingir que era gaga por motivos puramente eleitoralistas. O Polígrafo desfez as dúvidas.

Data de publicação: 02/10/2019

.

5.

Foram encontradas 15 toneladas de ouro numa “cave secreta” da casa de José Sócrates?

Com o processo da “Operação Marquês” em fase de instrução, voltaram as publicações na internet sobre José Sócrates, ex-primeiro-ministro e principal acusado no caso. Uma delas mostrou-se especialmente criativa: um artigo nas redes sociais garantia que fora descoberta uma autêntica fortuna em ouro na residência do ex-líder do Partido Socialista. Para suportar a história era exibida uma suposta reportagem da estação televisiva CMTV. Investigámos o tema e uma vez mais constatámos que nem tudo o que parece é.

Data de publicação: 26/11/2019

.

4.

Cientista iraniano inventou “carro que anda 900 quilómetros com 60 litros de água”?

A notícia de um magnífico carro movido a água com capacidade para atravessar Portugal de norte a sul fez as delícias de centenas de milhares de internautas em novembro passado. Supostamente, a máquina teria sido inventada por um cientista iraniano. Distribuída um pouco por todo o mundo, a “notícia” também chegou a Portugal. E nós não chegámos a conclusões diferentes daquelas a que chegaram outros colegas de diferentes partes do globo

Data de publicação: 15/11/2019

.

3.

Dois economistas alemães avisam que “Portugal está falido” e “saída do euro pode ser a única alternativa”?

As teorias apocalípticas são um clássico das redes sociais, onde é sabido que os utilizadores reagem às notícias de forma predominantemente emocional. Esta tinha os condimentos certos para espalhar o pânico: uma falência decretada por mentes alegadamente incontestáveis ameaçava Portugal, cuja única saída para evitar o caos seria abandonar o Euro. Mas seria mesmo assim?

Data de publicação: 10/12/2019

.

2.

A guerra de desinformação odiosa contra Joacine Katar Moreira

Joacine entrou como um cometa na vida política portuguesa. Conquistou muitos apoios – que lhe valeram um lugar na Assembleia da República – mas deixou um rasto de rumores e manipulações dificilmente igualáveis por outro político na nossa história recente. Alguns exemplos: não tinha nacionalidade portuguesa, estudara “à conta do contribuinte” português, erguera a bandeira da Guiné-Bissau ao celebrar a eleição, violara a Constituição da República Portuguesa. As falsidades sobre a recém-eleita deputada do Livre propagaram-se nas nas redes sociais à velocidade da luz, embebidas em mensagens de ódio, racismo e xenofobia. “Isto sempre foi uma guerra para pessoas como eu”, retorquiu a visada. O Polígrafo analisou uma série de publicações dessa guerra que ainda não terminou.

Data de publicação: 11/10/2019

.

1.

O primeiro-ministro António Costa comprou um novo automóvel Mercedes por 140 mil euros?

Os brancos contra os negros. Os empregados contra os desempregados. Os pobres contra os ricos. É, em grande parte, desta polarização que vivem as redes sociais 365 dias por ano em todos os segundos dos nossos dias. Frenéticos na criação de focos de potencial conflito, os profissionais da desinformação – uns mais do que outros – esforçam-se em alargar a distância entre os cidadãos, o sistema e as suas elites. Os fracos contra os poderosos. Resulta muitas vezes, quase sempre. Neste caso, a publicação largamente disseminada na internet garantia que o Primeiro-Ministro António Costa teria adquirido um novo carro, um Mercedes topo de gama, no valor de 140 mil euros. Os insultos sucederam-se. Mas teriam fundamento? Fomos verificar.

Data de publicação: 09/11/2019

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Com o objetivo de dar aos mais novos as ferramentas necessárias para desmontar a desinformação que prolifera nas redes sociais que mais consomem, o Polígrafo realizou uma palestra sobre o que é "o fact-checking" e deu a conhecer o trabalho de um "fact-checker". A ação para combater a desinformação pretendia empoderar estes alunos de 9.º ano para questionarem os conteúdos que consomem "online". ...
Após as eleições, o líder do Chega tem insistido todos os dias na exigência de um acordo de Governo com o PSD. O mesmo partido que - segundo disse Ventura antes das eleições - não propõe nada para combater a corrupção, é uma "espécie de prostituta política", nunca baixou o IRC, está repleto de "aldrabões" e "burlões" e "parece a ressurreição daqueles que já morreram". Ventura também disse que Montenegro é um "copião" e "não está bem para liderar a direita". Recuando mais no tempo, prometeu até que o Chega "não fará parte de nenhum Governo que não promova a prisão perpétua". ...

Fact checks mais recentes