Portugal não "devia um cêntimo" em 1974 e tinha uma das "maiores reservas de ouro do mundo"?

A publicação está dividida em três partes e conta já com mais de quatro mil partilhas no Facebook. O autor começa por afirmar que "Portugal em 1974 não devia um cêntimo, tendo uma das maiores reservas de ouro do mundo! Hoje tem a maior reserva de gatunos". Depois partilha uma tabela que mostra a evolução da dívida de 1997 a 2020 e, por fim, a imagem de um soldado sob o mote "Acorda Portugal". Os dados apresentados estão corretos?

Impreciso

__________________________

Japão emitiu selos comemorativos em homenagem aos navegadores portugueses?

"Enquanto em Portugal andam por aí uns tolinhos que pretendem eliminar páginas gloriosas da nossa História e derrubar os seus mais emblemáticos monumentos, no Japão acontece isto em homenagem aos navegadores portugueses", destaca-se num post de 22 de março no Facebook. Na imagem vê-se um suposto selo com vários navios portugueses, a ilustrar o período dos Descobrimentos, e a seguinte alegação: "Correios do Japão fazem emissão de selos comemorativos dos 450 anos da abertura do porto de Kochinotsu pelos navegadores portugueses". Mas será verdade que os correios japoneses emitiram mesmo estes selos?

Verdadeiro, Mas...

__________________________

Reformada com 80 anos foi multada pela PSP por "tomar pequeno-almoço nas imediações de um café"?

É um post viral no Facebook, com mais de 5.700 partilhas. Exibe uma imagem em que aparecem dois agentes da PSP a multar "uma senhora idosa por estar a tomar o pequeno-almoço nas imediações de um café", em Paço de Arcos. Respondendo à solicitação de leitores, o Polígrafo verifica se a história é autêntica.

Verdadeiro

__________________________

Presidência Portuguesa da UE gasta centenas de milhares de euros em automóveis de luxo?

Tornou-se viral nas redes sociais, através de milhares de partilhas, um vídeo captado na garagem do Centro Cultural de Belém, Lisboa, onde foi instalada a sede da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, mostrando dezenas de automóveis de luxo estacionados, "quase à estreia" e "para uso dos políticos". O Polígrafo verifica.

Verdadeiro

__________________________

Beneficiários do Rendimento Social de Inserção (RSI) não trabalham porque não querem?

Tem sido propagandeada nas redes sociais uma proposta do partido Chega no sentido de obrigar quem recebe prestação de RSI a trabalhar para a comunidade, especificamente na "limpeza de matas", "reabilitação de edifícios" e "serviços locais". Mas será que a generalidade ou maioria dessas pessoas não trabalha porque não quer?

Falso

__________________________

Rendeiro diz que "neste momento" tem "apenas uma condenação" em tribunal. Verdade ou mentira?

"Eu, o que tenho neste momento, é uma condenação, simples. Apenas uma. E essa condenação, ainda assim, ainda está em apelo no Tribunal Constitucional", garantiu João Rendeiro, fundador e antigo presidente executivo do Banco Privado Português (BPP), em entrevista à neófita CNN Portugal. O Polígrafo verifica.

Pimenta na Língua

__________________________

Advogado de Luís Filipe Vieira é membro do Conselho Superior do Ministério Público?

O advogado Manuel Magalhães e Silva defende Luís Filipe Vieira no âmbito do processo "Cartão Vermelho". Entretanto, nas redes sociais, alega-se que o advogado é simultaneamente membro do Conselho Superior do Ministério Público, órgão superior de gestão e disciplina ao qual compete nomear, colocar, transferir, promover, exonerar, apreciar o mérito profissional e exercer a ação disciplinar sobre os magistrados do Ministério Público. Confirma-se?

Verdadeiro

__________________________

Ventura diz que abdicou "com enorme desapego" de um salário que, na verdade, não existe?

Pouco mais de um mês depois de tomar posse como deputado na Assembleia Municipal de Moura, André Ventura partilhou na sua página de Facebook uma publicação que diz não saber "se é verdade", mas na qual se destaca que o líder do Chega "foi o único autarca a abdicar de salários e abonos da autarquia". O que Ventura não mencionou é que o cargo na Assembleia Municipal não é remunerado. E que os abonos de que diz ter abdicado correspondem a pouco mais de 68 euros, mas só se o deputado comparecer às convocatórias.

Verdadeiro

__________________________

"Somos rurais mas não ignorantes". Azambuja proíbe contratação de artistas anti-touradas?

A Junta de Freguesia da Azambuja anunciou, através do Facebook, que terá "em consideração", para espetáculos futuros, posições assumidas pelos artistas relativamente às tradições regionais. Anti-touradas não farão parte das contratações do Executivo camarário, que acabou por eliminar a publicação pouco tempo depois. "Censura? Censura temos nós sofrido na pele".

Verdadeiro

__________________________

Jovem que gravou abordagem ilegal de agente da PSP vai ter que pagar multa de 800 euros?

O caso remete para o início deste ano, quando Pê Feijó gravou durante alguns segundos a abordagem ilegal de um agente da PSP no Miradouro de Santa Catarina, em Lisboa. Mais tarde, com o vídeo a circular nas redes sociais, Feijó recebeu uma carta emitida pelo DIAP, visando o pagamento de uma injunção de 800 euros por "gravação ilícita" e "difamação".

Verdadeiro

__________________________

António Costa não tem conta à ordem no banco mas paga as compras com cartão bancário?

Em múltiplas publicações nas redes sociais alega-se que o primeiro-ministro António Costa não dispõe de uma conta à ordem no banco, mas há imagens em que aparece a pagar as suas compras, num mercado de Lisboa, com recurso a um cartão bancário. Verificação de factos.

Falso

__________________________

Mosteiro dos Jerónimos estava em ruínas até ser reconstruído por "Salazar quando ascendeu ao poder"?

Está a ser difundida nas redes uma imagem que supostamente "retrata o estado de ruína do Mosteiro dos Jerónimos há cerca de 100 anos, Salazar quando ascendeu ao poder promoveu o seu restauro, o qual foi concluído na década de 50 do século passado (assim também era o estado do país nesse tempo que compara bem com os tempos de hoje)". Verificação de factos.

Falso

__________________________

Antes de 1974 não existia analfabetismo e desemprego em Portugal?

Em publicação no Facebook compara-se a situação económica e social de Portugal antes e depois do 25 de abril de 1974. Entre as supostas diferenças salienta-se que antes da revolução "não havia iliteracia" e "não havia desemprego" no país. Verdade ou mentira?

Falso

__________________________

"Ninguém irá travar o 'tsunami'". Chega alcança 20% das intenções de voto em nova sondagem?

"Chega colado ao PSD em nova sondagem SIC/'Expresso'", destaca-se numa imagem que está a ser partilhada nas redes sociais, com os supostos resultados da sondagem: 40% para o PS, 24% para o PSD e 20% para o Chega. Verdade ou mentira?

Falso

__________________________

Não responder aos Censos 2021 é contra-ordenação punível com multa de 250 a 25 mil euros?

"Sabe que se se recusar a preencher poderá receber uma multa que pode ir dos 250 a 25 mil euros ou de 500 a 50 mil euros? Este é um exemplar que vão encontrar nas vossas caixas de correio. A partir do dia 19 de abril podem responder pela Internet, usando o código que está dentro desta carta", destaca-se em publicação nas redes sociais. Confirmam-se os valores indicados para a suposta coima?

Verdadeiro

__________________________

Juiz negacionista afirmou ser superior hierárquico da PSP. Tem razão?

"Não me toca, ponha-se no seu lugar, eu sou a autoridade judiciária aqui", foram as palavras que o juiz Rui Fonseca e Castro proferiu a dois agentes da PSP que se encontravam no exterior do Conselho Superior da Magistratura, momentos antes de ser ouvido no âmbito do processo de suspensão. Por várias vezes, o magistrado afirmou estar numa posição superior à dos elementos da força de segurança no local. As suas alegações têm fundamento?

Falso

__________________________

Conduzir com uma mudança engatada gasta menos combustível do que em ponto morto?

Numa publicação que circula no Facebook alega-se que conduzir em ponto morto numa descida consome mais combustível do que com uma mudança engatada. Além disso, a prática constante deste método "provoca o desgaste dos travões". É verdade?

Verdadeiro

__________________________

Cotrim de Figueiredo foi presidente executivo da sociedade que detinha o Banco Privado Português?

Assim que se noticiou a fuga à justiça de João Rendeiro, fundador e antigo presidente executivo do Banco Privado Português (BPP), em várias páginas e grupos de apoio ao partido Chega (não oficiais) nas redes sociais começaram a surgir publicações em que se aponta para o passado profissional de João Cotrim de Figueiredo, atual deputado e líder do partido Iniciativa Liberal, concretamente a sua passagem pela presidência executiva da Privado Holding, detentora do BPP, em 2009. O Polígrafo contactou o visado e contextualiza a informação.

Descontextualizado

__________________________

Combustíveis simples são iguais nos postos de marca e nos low cost porque têm a mesma origem?

Os postos de abastecimento low cost e que são associados a uma cadeia de hipermercados apresentam valores de combustível mais baixos do que os vendidos nas marcas de bandeira. Essa diferença levanta questões sobre a qualidade do combustível vendido. No entanto, uma publicação de Facebook afirma que tanto o gasóleo como a gasolina simples são todos iguais porque têm a mesma origem. Verdadeiro ou falso?

Verdadeiro, Mas...

__________________________

Toureiro João Moura será homenageado enquanto decorre processo-crime por maus-tratos a animais?

O cavaleiro tauromáquico João Moura foi detido em fevereiro 2020 por alegados maus-tratos a animais de companhia, mas acabou por sair em liberdade com Termo de Identidade e Residência. Agora, múltiplas publicações nas redes sociais denunciam uma suposta "homenagem internacional" ao toureiro, a realizar-se no dia 26 de agosto no Campo Pequeno, em Lisboa. Será verdade?

Verdadeiro

__________________________

Assine a Pinóquio

Fique a par dos nossos fact checks mais lidos com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Receba os nossos alertas

Subscreva as notificações do Polígrafo e receba os nossos fact checks no momento!

Em nome da verdade

Siga o Polígrafo nas redes sociais. Pesquise #jornalpoligrafo para encontrar as nossas publicações.
International Fact-Checking Network