7. Ciganos têm direito exclusivo a RSI, apartamento mobilado e outras regalias oferecidas pelo Estado?

Ao contrário dos "portugueses" que "têm de trabalhar para ganhar dinheiro", as pessoas de etnia cigana têm direito exclusivo a Rendimento Social de Inserção (RSI), apartamento mobilado, assistência médica gratuita e outras regalias oferecidas pelo Estado, para o qual "não contribuíram com um cêntimo". Esta mensagem, acompanhada de um "meme" viral que coloca claramente em causa as alegadas regalias da comunidade cigana,  foi largamente distribuída nas redes sociais. Fomos ver se corresponde à realidade dos factos.

Ciganos

 Data de publicação: 1 de agosto

6. Catarina Martins defende "subsídio de 700 euros" para "minorias e migrantes"?

No universo sempre trepidante do Facebook e do Twitter, a euforia foi total: alegadamente Catarina Martins, líder do Bloco de Esquerda, teria dito que "não permitiremos que as minorias nem os migrantes vivam sem pelo menos um subsídio de 700 euros por cabeça!" A afirmação - ou a possibilidade de Catarina a ter proferido - provocou enorme alarido. Mas terá base real?

Catarina Martins

Data de publicação: 20 de novembro

5. Programa eleitoral do PAN "propõe perdão para violadores sexuais"?

Foi na página "Portugal - Liberdade em Democracia" que a denúncia ganhou visibilidade: o PAN propunha um perdão para violadores sexuais, afirmava-se, concluindo que "pretende assim desculpabilizar violadores e agressores sexuais que cometem um dos crimes mais chocantes e cujas vitimas por vezes são menores e crianças de tenra idade". O Polígrafo verificou e tirou as suas conclusões. 

PAN

Data de publicação: 18 de setembro

4. A ministra da Cultura atirou "a bandeira de Portugal para o chão"?

Espalhou-se pelas redes sociais um vídeo captado durante a cerimónia de inauguração da Casa-Museu João Vieira, na vila de Vidago, no qual a ministra da Cultura, Graça Fonseca, parece atirar "a bandeira de Portugal para o chão". A bandeira em causa estava a cobrir a placa que assinala a inauguração da Casa-Museu, em cerimónia que contou também com a presença do primeiro-ministro António Costa. Mas a realidade é bem diferente...

Bandeira

Data de publicação: 29 de outubro

3. Foram encontradas 15 toneladas de ouro numa "cave secreta" da casa de José Sócrates?

Um artigo altamente disseminado e comentado dava conta de que fora descoberta uma autêntica fortuna em ouro na residência do ex-Primeiro-Ministro José Sócrates. Para suportar a história era exibida uma suposta reportagem da estação televisiva CMTV. Mas seria verdade?

Data de publicação: 26 de novembro

2. Escola de Benfica montou casa-de-banho "para ambos os sexos" e "espaço para os alunos fumarem droga e tabaco"?

A publicação de uma ativista anti-"ideologia de género" no Facebook denunciava que "o director da Escola Secundária José Gomes Ferreira, em Benfica, na presença de dois polícias municipais, apresentou novidades na reunião de pais: uma casa-de-banho para ambos os sexos; um espaço, dentro da escola, para os alunos fumarem droga e tabaco". Num momento em que o tema estava no centro do debate político, o Polígrafo não ficou de fora da discussão - e fê-lo através da procura da verdade dos factos.

Escola

Data de publicação: 23 de outubro

1. Refugiado "de passagem" recebe 875 euros mensais enquanto reformado "com 40 anos de descontos" só tem direito a 389 euros?

Um "meme" viral propagou-se rapidamente nas redes sociais, atingindo velozmente as milhares de partilhas. Nele denunciava-se que, em Portugal, "um refugiado que está de passagem" recebe 875 euros por mês, ao passo que um reformado "com 40 anos de descontos" só tem direito a cerca de 389 euros. Estes valores estão corretos?

racismo

Data de publicação: 27 de setembro

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.