“É o fim da era das injeções de botox e liftings faciais! Tratamento inovador de professor Português rejuvenesce naturalmente pelo menos 15 anos em 28 dias.” Quem o promete é  Portal Português de Saúde, que vai mais além na descrição das suas ambições e naquilo que as mesmas podem significar para o status quo da cirurgia plástica: “Os cirurgiões plásticos temem pelos seus empregos. Será que o novo método para eliminar as rugas e refirmar a pele do rosto e do pescoço tirará o trabalho a milhares deles?”

E de que novo método falamos? “Do tratamento antirrugas com base na fórmula macromolecular do Prof. David Fernandes”, disponível para venda a retalho sob a designação de PERLE BLEUE Active Retention Age.

O produto milagroso é apresentado como um creme facial indicado para cada tipo de pele: normal, seca, oleosa, mista, alérgica ou com tendência para acne. O seu uso, sublinham os promotores, “não causa reações alérgicas, eczema, prurido ou ardor.” Mais:  os resultados são garantidos: “estudos” mostraram que o tratamento “possui uma eficácia acima dos 98%”. Graças a ela [à eficácia], “mulheres com idades compreendidas entre os 26 e os 94 anos, em apenas 28 dias, alcançaram efeitos espetaculares em combater todos os sinais de envelhecimento (rugas de expressão, sulcos profundos, flacidez da pele, perda de firmeza e densidade, descoloração, pele ressequida...)".

portal

Para reafirmar as virtualidades do produto, o Portal Português de Saúde apresenta um caso de sucesso. Trata-se de Teresa Ramos, de 58 anos, residente em Portimão, “uma das primeiras mulheres em Portugal a testar PERLE BLEUE Active Retention Age."

O relato na primeira pessoa sobre a sua experiência é inspirador: “Quando era nova, pensei que envelheceria com dignidade. Nunca me importei com rugas, era feliz, independentemente da aparência. Até que as pessoas começaram a pensar que eu era a avó das minhas filhas! Senti-me então humilhada... mas, na verdade, a minha pele tinha ficado enrugada. Eu parecia uma bruxa, até as minhas netas tinham medo de mim! (...) Eu queria rejuvenescer naturalmente, mas nenhum creme se revelava eficaz. Foi então que me deparei com este. Se eu não aproveitasse esta ocasião, teria cometido o maior erro da minha vida. As rugas foram desaparecendo dia após dia, mesmo as piores: as da testa. Passaram apenas 4 semanas e a minha pele está lisa, firme, macia e bem nutrida (...) As pessoas acham que estou na casa dos trinta e eu já estou com 60 anos! Muito obrigada."

saúde

Logo a seguir ao testemunho emocionado, surge um “call to action”, em que se apela diretamente à compra, mediante a adesão a um “clube de desconto”. Detalhe importante: tem de ser hoje, 26 de abril.

A pedido de vários leitores, o Polígrafo investigou este site e chegou a várias conclusões:

1 – Trata-se de um site típico de fraude na saúde. Sediado na Alemanha, promete uma cura milagrosa num curto espaço de tempo, incentivando o consumidor/doente a aderir de forma imediata à promoção em curso.

2 – O produto em causa não faz parte da lista de medicamentos aprovados pelo Infarmed, a autoridade nacional do medicamento. Tendo em conta que a sua utilização é feita com fins médicos, seria obrigatório que fizesse.

3- O Prof. David Fernandes, apresentado como um especialista em biologia molecular, tendo sido inclusivamente nomeado para um prémio Nobel, é uma invenção. O Polígrafo fez várias pesquisas pelo seu nome e nada encontrou. No site da Ordem dos Biólogos o seu nome não consta. O mesmo sucede no da Ordem dos Médicos. E mesmo utilizando o motor de busca Google, não surgem quaisquer resultados em seu nome. Ora, seguramente que um português nomeado para um Nobel teria sido objecto de notícias um pouco por toda a imprensa, uma vez que não é vulgar que tal suceda.

4- O caso de sucesso apresentado é uma fraude. O Polígrafo investigou a foto de “Teresa Ramos” através de uma aplicação de pesquisa de imagens e constatou que a fotografia utilizada consta de vários bancos de imagens internacionais onde se podem adquirir fotos para utilização comercial. Ou seja, “Teresa” é, na verdade, um modelo fotográfio.

Em resumo, estamos perante uma fraude que pode ter implicações em termos de saúde pública. De referir que recentemente o Polígrafo já verificou outro "produto" do mesmo site, esse para acabar com problemas nas articulações também em 28 dias. Pode ver esse trabalho - que foi exibido em primeira mão no Polígrafo SIC - aqui.

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.