A DGS lançou um novo microsite intitulado de Covid-19, onde os portugueses podem encontrar respostas a diversas perguntas relativas à doença, tais como: "Covid-19, o que é?", "Estarei doente?" e "Posso viajar?"

O site disponibiliza também uma área de "Perguntas frequentes", onde são dadas respostas a diversas dúvidas, tais como: "O 2019-ncov é o mesmo que o SARS?", "Como se transmite?", "Os animais domésticos podem transmitir a doença?", "Quais os sinais e sintomas?" e "Qual o período de incubação?"

Dúvidas relativas à existência de vacinas, à eficácia de antibióticos, tratamentos, riscos, formas de proteção e cuidados a ter ao viajar são outros dos esclarecimentos prestados no site. Aos profissionais de saúde, foi destacada uma área com orientações e despachos sobre a infeção pelo Covid-19.

Para além das áreas de esclarecimento relativas à doença, há também informação atualizada das áreas do mundo afetadas pelo Covid-19 e da situação em Portugal, bem como materiais de divulgação sobre a doença colocados em locais como unidades de saúde, portos e aeroportos.

Também é possível acompanhar os resultados das análises de cada caso suspeito em Portugal.  De acordo com o boletim informativo da Direção-Geral de Saúde (DGS), divulgado na quinta-feira ao final do dia, Portugal tinha 52 casos suspeitos, dos quais 16 se encontravam ainda a aguardar resultados laboratoriais.

Até à data desta publicação, e segundo Graça Freitas, estão "sete ou oito" ainda a aguardar análises, sendo que todos os outros deram negativo para a infeção. Segundo uma atualização feita pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) há, até à data, 815 casos confirmados na Europa, sendo que 650 são em Itália.

Siga-nos na sua rede favorita.
International Fact-Checking Network