O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Onde o sol mais brilha na Europa

Com os dados recolhidos durante mais de uma década pelo World Weather Online, site de alojamentos de férias elaborou ranking das 30 cidades europeias com mais horas de sol (média mensal). Lisboa está na lista, que é dominada por Espanha e Itália.

Reconhecida como uma cidade cheia de luz, Lisboa está mesmo entre as 30 com mais sol na Europa, embora ainda longe do top-5: situa-se na 27ª posição do ranking, sendo a mais solarenga de Portugal.

A capital portuguesa conta com uma média mensal de 321 horas de sol, 28 horas menos que o 1º lugar, a cidade espanhola de Alicante (na região da Costa Blanca, virada para o Norte de África). Os dois outros lugares do pódium são ocupados pela Catânia/Itália (347 horas) e por Múrcia/Espanha (346 horas).

A classificação foi elaborada pelo Holidu, o motor de busca de alojamentos de férias, baseada nos dados recolhidos pelo World Weather Online, entre 2009 e 2021, relativos às 300 cidades mais populosas do velho continente.

Nos primeiros 10 lugares do ranking estão seis cidades espanholas (todas banhadas ou muito próximas do mediterrâneo); três italianas (da Sicília) e uma francesa (na Côte d`Azur). Destaque ainda para o facto de, destas 10, metade se situar no sudeste ou sul de Espanha.

Espanha (12) e Itália (11) dominam a classificação dos 30ºs lugares, ocupando 77 por cento dos postos (23 em 30). As exceções são Nice/França (7º); Marselha/França (13º); Tirana/Albânia (16º); Atenas/Grécia (18º); Sófia/Bulgária (24º); Zurique/Suíça (25º) e Lisboa/Portugal (27º). Nenhuma outra cidade portuguesa além de Lisboa aparece no top-30.

O Holidu indicou também a média das temperaturas mensais nestas cidades. Entre as 30 primeiras no ranking do número de horas de sol, a mais quente é Sevilha (20,8 °C), seguida de Las Palmas (20,3 °C) e Catânia (20,1 °C). Lisboa ocupa a 15ª posição com 18,2 °C de média mensal.

lacs

Em 2016, o Current Results (site de estatísticas climatéricas/científicas) divulgou um outro ranking no qual Lisboa figurava no 3º lugar da Europa (2.799 horas/ano), só superada por Marselha (2.858) e La Valetta (2.957). A classificação baseou-se nos dados dos 30 anos anteriores (na maior parte das cidades), que tinham como fonte as agências meteorológicas dos respetivos países.

 

 

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Fact checks mais recentes