O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Nómada digital? Eis o ranking dos melhores destinos

A Savills quis saber quais os locais mais “friendly” para quem pode trabalhar a partir de qualquer ponto do mundo. Para tal, avaliou 20 destinos em cinco fatores críticos. Lisboa e Algarve integraram a lista.

Possuir um programa de vistos para trabalhadores remotos de longo prazo e ser comprovadamente atrativo (por dados estatísticos). Estes foram os critérios para selecionar os 20 pontos geográficos e avaliá-los na perspetiva do interesse dos nómadas digitais, no Savills Executive Nomad Index 2023. Por isso foram incluídos diferentes tipos de território: países (como Malta ou Chipre), regiões (como Côte d`Azur ou Toscânia ) e cidades (como Atenas ou Dubrovnik).

No podium do ranking estão localizações de três continentes diferentes: Dubai, Málaga e Miami, respetivamente com 34,2; 32,4 e 31,7 pontos.

Lisboa aparece também nos primeiros lugares (5.º, com 30,4), logo a seguir a Abu Dhabi. Já o Algarve ocupa a 9.ª posição nesta tabela, com 28,6.

lacs

Os cinco vetores de avaliação escolhidos para determinar esta classificação foram a velocidade da internet; a qualidade de vida; o clima; a conectividade aérea (transportes) e rendas residenciais prime.

Lisboa (5.º lugar) tem nas rendas residenciais prime o seu fator menos competitivo. O Algarve (9.º) é frágil na conectividade aérea.

Lisboa apresenta o seu melhor desempenho na qualidade de vida e na velocidade da internet e o pior nas rendas residenciais prime (sofreram um agravamento de 13,9% só no primeiro semestre deste ano, segundo o mesmo estudo). O Algarve segue a mesma tendência de Lisboa quanto aos melhores resultados, mas a sua maior fragilidade é a conectividade aérea.

Málaga, que se estreou em 2023 no Savills Index – e logo com o 2.º lugar – distingue-se de Lisboa, em grande medida, justamente na sua melhor performance no critério das rendas residenciais prime. As duas cidades da Península Ibérica são as melhores classificadas do continente europeu neste ranking da consultora imobiliária multinacional.

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Fact checks mais recentes