Segundos depois de um avião descolar é frequente ver os passageiros a olhar pela janela. Alguns fazem-no simplesmente para apreciar a paisagem vista de cima. Outros olham com inveja para as pessoas que seguem lá em baixo no interior dos carros que desfilam nas estradas.

A frase “O avião é muito mais seguro do que um carro.”, não chega para convencer os passageiros com fobia de voar. A maioria desconhece os estudos já realizados e cede perante o impacto causado por notícias sobre acidentes aéreos.

Existem vários estudos produzidos sobre o tema com diferentes métodos de análise e comparação. Todos concluem o mesmo: a probabilidade de morrer num avião comercial é muito menor do que a probabilidade de morrer num acidente de carro.

O Conselho Nacional de Prevenção de Riscos, entidade norte-americana que estuda e avalia os fatores de risco nos humanos, concluiu que a probabilidade de morte num acidente de carro é de 1 para 112 enquanto num acidente de avião é de 1 para 8 mil.

É mais provável uma morte ao atravessar a passadeira (1 para 704) do que morrer num acidente de avião.

Os aviões são máquinas tecnologicamente muito avançadas e sujeitas a apertados protocolos de segurança impostos pelas entidades reguladoras do setor. É raro um acidente se tivermos em conta os mais de 40 milhões de voos que anualmente acontecem no mundo.

Numa análise mais completa, segundo os dados da Pordata, em 2017 registaram-se 134 vítimas (feridos e mortos) em acidentes aéreos comerciais na UE. Enquanto os acidentes de viação provocaram um total de 1,4 milhões de vítimas (feridos e mortos).

Apesar de ser mais seguro viajar de avião do que de carro, a verdade é que voar pode gerar outros transtornos difíceis de prever como atrasos nos voos, situações de overbooking ou mesmo voos cancelados.

Calcula-se que um em cada dez passageiros tenha problemas com o seu voo. A Skycop tem vindo a desenvolver um trabalho interessante neste campo, batalhando para que os passageiros sejam devidamente compensados nessas situações.

Facto

Andar de avião é mais seguro do que andar de carro

Mito

É mais provável morrer num acidente de avião do que ao atravessar a passadeira Incorreto. As probabilidade de morrer enquanto atravessa a passadeira são maiores.

Número:
25 261
Número de vítimas mortais em acidentes de viação em 2017, na União Europeia.

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.