São as três áreas mais fundamentais da governação. O Executivo não hesita em pintá-las a cor-de rosa. De facto, os números jogam a seu favor: há menos défice, mais profissionais de saúde e menos desempregados. Mas a realidade vai para lá das estatísticas governamentais.
A jornalista Inês Serra Lopes lança esta tarde um livro que é um guia imperdível para compreender a criação e o funcionamento da tão falada "Geringonça". O Polígrafo pré-publica parte de dois dos capítulos mais reveladores da obra: aquele em que se fala do homem que geria a "casa das máquinas", Pedr
Costa falou de emprego e de convergência com a Europa; Centeno citou Manuel Alegre e Negrão garantiu que o PSD ganhará as próximas eleições. Num debate morno, em que a oposição optou por intervenções programáticas, houve de tudo um pouco. Em setembro há mais.
O ex-lider do Grupo Espírito Santo está envolvido em vários casos judiciais, todos eles de grande gravidade. Fique com 3 fact-checks rápidos sobre os processos em curso contra o ex-Dono Disto Tudo.
Numa missiva cheia de acusações, o ex-primeiro-ministro dispara contra quase tudo e todos: contra os deputados, que o "ofendem" com as suas questões; contra Campos e Cunha, que diz nunca ter pressionado; e contra o Ministério Público, que acusa de perseguição.
Hoje o ex-líder do Grupo BES é inquirido por Ivo Rosa. Salgado terá de convencer o juiz de instrução do processo Marquês que não corrompeu José Sócrates para que este beneficiasse o universo Espírito Santo. Em 2017 tentou, numa inquirição duríssima, fazer o mesmo com o procurador do processo, Rosári
O ex-deputado social-democrata foi preso por ter burlado os proprietários dos terrenos onde supostamente seria instalada a nova sede do IPO, em Oeiras. Ainda se colocou a possibilidade de o seu filho ter estado envolvido nos crimes praticados, mas rapidamente se constatou que também ele fora uma vít
Os médicos convocaram uma greve nacional para hoje e amanhã. Os enfermeiros, por seu lado, paralisam durante quatro dias. Os profissionais dizem que são poucos, que ganham mal e têm poucos meios. Já Mario Centeno, ministro das Finanças, diz que nunca houve tantos médicos e que o investimento na saú
O líder do PSD criticou o Governo de António Costa por este alegadamente ter decidido dar um dia de folga aos funcionários públicos no primeiro dia de aulas dos seus filhos menores de 12 anos. Fê-lo na manhã de ontem, sexta-feira, e voltou ao tema no final da noite.
A prestar declarações hoje na comissão de inquérito à CGD, Teixeira dos Santos esteve no núcleo de um dos acontecimentos mais marcantes da política portuguesa da última década: o pedido de assistência financeira ao FMI. Nas costas de José Sócrates, de cujo governo era ministro das Finanças, arquitet
Hoje os partidos tentarão "salvar" a lei de bases da saúde no Parlamento. O tema que mais divide a esquerda é a existência de Parcerias Público Privadas na Saúde. Veja as questões que o tema mais suscita.
Amanhã, terça-feira, o ex-governador do Banco de Portugal regressa ao Parlamento. À sua espera tem os deputados da comissão parlamentar sobre a Caixa Geral de Depósitos, que estão longe de estarem satisfeitos com as explicações que lhes foram dadas pelo socialista na primeira vez que lá esteve. Prev
Há três rumores que insistentemente circulam sobre Manuel Alegre pelas redes sociais: um que garante que o ex-vice-Presidente da Assembleia da República acumula duas pensões; outro que o acusa de ter desertado e outro ainda de ter “traído a pátria”.
Em Novembro de 2011, sair do euro abria portas à destruição de uma política europeia. Cinco anos depois, inversão total: o euro era "destruidor de Portugal". Em 2018, nova mudança, com o abandono da retórica violentamente anti-moeda única.
Miguel Sousa Tavares entusiasmou-se na TVI ao falar sobre o PAN; António Costa decidiu exagerar sobre o resultado obtido pelo PCP e, durante a noite eleitoral, falou-se bastante da robustez de uma vitória que afinal não foi tão robusta quanto isso. Veja a análise do Polígrafo à noite eleitoral.
Insultos, ameaças de violação, tentativas de intimidação: os apoiantes radicais de Jair Bolsonaro, Presidente do Brasil, não perdoam os comentadores e influenciadores de direita que não aderiram à causa. Eleitos como alvos e com as vidas seriamente afectadas, relatam o "inferno" por que têm passado
Frequentemente criticado por Antonio Costa e Pedro Marques por alegadamente nada fazer pelos portugueses no Parlamento Europeu, Melo solicitou ao Polígrafo que verificasse a veracidade dessas afirmações.
A cabeça de lista do Bloco de Esquerda aceitou a proposta do Polígrafo para sugerir um fact-check. Marisa escolheu um tema económico: a questão dos apoios do Estado ao Novo Banco.
O cabeça de lista do Partido Socialista às Europeias rebate a acusação de Rangel, segundo o qual parte dos fundos europeus para reparar o drama dos incêndios foi "desviada" para financiar problemas de carácter "burocrático".
Cinco candidatos, cinco pedidos de fact-check. Paulo Rangel, Pedro Marques, Nuno Melo, Marisa Matias e João Ferreira enviaram, via WhatsApp, pedidos de verificação para o Polígrafo. Começamos pelo cabeça de lista do PSD.
Trata-se de uma informação que já tem alguns anos, mas que esta semana voltou a ganhar vigor nas redes sociais, muito provavelmente por causa da crise relacionada com o descongelamento da carreira dos professores. Alegadamente, o titular da pasta da Educação teria, de acordo com o seu ex-orientador