O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Luís Marques Mendes vs. Jorge Pinto: fact-checking ao debate

Este sábado teve lugar, na RTP, o debate presidencial que colocou frente-a-frente os candidatos apoiados pela AD e pelo Livre. Ao longo de um confronto sem grandes exaltações, quem terá faltado mais à verdade?

Luís Marques Mendes: “[Idosos pensionistas] vão ter pela lei um aumento de 2,8%. É ligeiramente acima da inflação (…)”

De acordo com contas da Deco Proteste, a maioria das pensões até 1.074 euros deve aumentar 2,8% para o ano. Ou seja, todos os montantes indicados a título de exemplo pelo candidato presidencial se encaixam neste grupo de pensões.

O cálculo teve por base estimativas do INE para a taxa de inflação de novembro que terá diminuído para 2,2% (menos 0,1 pontos percentuais do que em outubro).

Avaliação do Polígrafo: Verdadeiro

_______________________________

Jorge Pinto: “Há centenas de milhares de portugueses e lusodescendentes na Venezuela”

De acordo com a Embaixada de Portugal na Venezuela, “estão atualmente inscritos nos Consulados Gerais de Caracas e Valência cerca de 218 mil cidadãos nacionais”.

“No entanto, este número não inclui os cidadão luso-descendentes que têm direito a requerer a nacionalidade portuguesa ou que já deram entrada do respectivo processo. Estima-se assim que a dimensão da comunidade seja bastante superior a este número”, acrescenta-se ainda.

Segundo dados dos consulados-gerais de Portugal em Caracas e Valência, citados pela Lusa em 2024, nesse ano, viviam no país cerca de 600 mil portugueses e lusodescendentes.

Avaliação do Polígrafo: Verdadeiro

_______________________________

Luís Marques Mendes: “No ano de 2001, 64% dos jovens tinham casa própria. Este número caiu para os 24% em 2017”

Marques Mendes tem razão. São conclusões do estudo “Habitação própria em Portugal numa perspetiva intergeracional”, da Fundação Calouste Gulbenkian, que nota que em Portugal apenas 25% dos proprietários de habitação própria tem menos de 30 anos, um valor bem mais baixo face ao verificado no início do século (64%).

Avaliação do Polígrafo: Verdadeiro

_______________________________

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque