Sobre o financiamento da CGD à compra de Vale de Lobo

  • O que disse José Sócrates aos deputados:

Nunca discuti fosse com quer que fosse nenhuma operação de financiamento de Vale do Lobo e nunca manifestei, nem nunca me foi pedido, qualquer apoio à decisão de financiamento”.

socrates
  • O que diz a acusação do Ministério Público:

Que José Sócrates e Armando Vara (o homem que na CGD validou a operação) actuaram em conjunto, tendo o ex-primeiro-ministro garantido a Vara que apoiaria o financiamento, “ainda que preterindo a salvaguarda dos riscos e dos interesses da própria CGD”.

Sobre o facto de ter pressionado o então ministro das Finanças Campos e Cunha para mudar a administração da CGD

  • O que disse José Sócrates aos deputados:

Que isso não passa de uma “miserável falsidade” inventada por Campos e Cunha para justificar a sua saída do Governo. Pelo contrário, acrescentou Sócrates, terá sido o então Ministro da Finanças que referiu a necessidade de fazer mudanças na administração da Caixa Geral de Depósitos”.

socrates
  • O que concluiu o Ministério Público:

Que Sócrates foi o mentor da mudança da administração da CGD, tendo efetivamente pressionado Campos e Cunha para o fazer, com o objetivo de colocar o seu amigo Armando Vara num lugar que lhe permitisse controlar à distância o banco público.

Sobre o facto de ter recebido dinheiro do grupo BES, do Grupo Lena e de outras entidades para tomar decisões que beneficiassem os seus interesses

  • O que disse José Sócrates aos deputados:

Que se sente “ofendido” com essa insinuação por parte dos deputados nas perguntas que lhe remeteram. E que nunca recebeu “qualquer quantia monetária ou outro qualquer bem”.

socrates
  • O que concluiu o Ministério Público:

Que José Sócrates recebeu ilegalmente entre 2006 e 2015 – quando foi primeiro-ministro e depois de cessar funções – um total de 34.143.715,64 de euros. Deste valor, o MP aponta que 21 milhões tiveram origem em entidades do GES por determinação de Ricardo Salgado. Com origem no Grupo Lena, o MP detectou um valor superior a 3 milhões.

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.