O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Rui Rio faltou à verdade no twitter duas vezes sobre o mesmo assunto no mesmo dia

Este artigo tem mais de um ano
O líder do PSD criticou o Governo de António Costa por este alegadamente ter decidido dar um dia de folga aos funcionários públicos no primeiro dia de aulas dos seus filhos menores de 12 anos. Fê-lo na manhã de ontem, sexta-feira, e voltou ao tema no final da noite.

Logo pela manhã de ontem, sexta-feira, o líder do PSD publicou um tweet na sua conta oficial em que dizia o que se segue: “Não concordo com um dia de folga para os funcionários púbicos acompanharem os filhos o primeiro dia de aulas; é discriminatório e eleitoralista. Vamos propor que seja para todos os trabalhadores.”

[twitter url=”https://twitter.com/RuiRioPSD/status/1142089267621048320″/]

Rio referia-se à medida governamental que alegadamente previa que fosse dado um dia inteiro aos pais com filhos menores de 12 anos no momento em que estes iniciassem o ano escolar. Para o social-democrata, o diploma aprovado no passado dia 13 de Junho em Conselho de Ministros – e posteriormente promulgado pelo Presidente da República – instituía um princípio de discriminação entre os funcionários do sector público e os do privado. Três horas depois, Rio reforçou o seu argumento com um vídeo:

[twitter url=”https://twitter.com/RuiRioPSD/status/1142147762533871616″/]

Porém, Rui Rio estava enganado em relação a uma informação essencial: o decreto-lei nunca previu que os funcionários do Estado tivessem um dia de folga – o que consta do articulado é um período de três horas de trabalho, uma espécie de “mini-folga” que só se poderia converter em folga completa no caso de se tratar de um agregado familiar com três filhos menores de 12 anos, uma vez que as três horas são cumulativas e um pai nessa circunstância teria direito a 9 horas de dispensa.

Ontem à noite, depois de o jornal Observador ter noticiado o erro de Rui Rio e de o Polígrafo ter publicado um fact-check sobre o tema, o PSD desdobrou-se em iniciativas junto dos órgãos de comunicação social, no sentido de afirmar que o Governo mudara de posição durante a sexta-feira, depois de Rio ter publicado o seu tweet. Trata-se, porém, de uma falsidade, alicerçada na circunstância de, por lapso, no comunicado que emitiu na sequência do Conselho de Ministros, não constar a referência às três horas de folga (lapso que originou desinformação nos órgãos de comunicação social e que o Executivo corrigiu durante o dia de ontem).

No entanto, basta ler o decreto-lei aprovado e assistir à conferência de imprensa da ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Mariana Vieira da Silva, no dia da apresentação da medida (o mesmo em que foi emitido o comunicado), para perceber que o Governo foi, desde o início, inequívoco relativamente à sua intenção: “Esta medida tinha sido apresentada quando apresentámos o programa 3 em Linha e corresponde à falta justificada durante três horas por cada filho menor de 12 anos para os funcionários públicos e para as empresas públicas empresariais”, afirma a ministra a partir do minuto 15 do vídeo a que a seguir pode assistir:

[twitter url=”https://twitter.com/govpt/status/1139143819687940096″/]

Apesar da prova evidente (e de o seu tweet já ter sido desmentido pelo Observador e pelo Polígrafo), Rui Rio voltou à sua página no twitter, já no final da noite, para publicar uma segunda falsidade. Escreveu ele: “Ainda bem que o Governo emendou. Não discordo que possam ser 3 horas, mas falta negociar o mesmo benefício para os restantes trabalhadores. Tem de ser igual para todos os portugueses; país e filhos, todos tratados da mesma maneira.”

[twitter url=”https://twitter.com/RuiRioPSD/status/1142174983327797249″/]

Lendo a sequência de tweets de Rui Rio, subentende-se que depois das suas críticas o Executivo mudou de posição. Ora, o Governo não emendou nada de essencial. Como é bom de ver pelo vídeo da conferência de imprensa, a intenção é, desde o primeiro momento, conceder três horas por cada menor com menos de 12 anos. O que foi feito durante o dia de ontem – e que foi noticiado pelo jornal Eco – foi uma atualização do comunicado do Conselho de Ministros. A medida foi sempre a mesma.

 

 

 

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Com o objetivo de dar aos mais novos as ferramentas necessárias para desmontar a desinformação que prolifera nas redes sociais que mais consomem, o Polígrafo realizou uma palestra sobre o que é "o fact-checking" e deu a conhecer o trabalho de um "fact-checker". A ação para combater a desinformação pretendia empoderar estes alunos de 9.º ano para questionarem os conteúdos que consomem "online". ...
Após as eleições, o líder do Chega tem insistido todos os dias na exigência de um acordo de Governo com o PSD. O mesmo partido que - segundo disse Ventura antes das eleições - não propõe nada para combater a corrupção, é uma "espécie de prostituta política", nunca baixou o IRC, está repleto de "aldrabões" e "burlões" e "parece a ressurreição daqueles que já morreram". Ventura também disse que Montenegro é um "copião" e "não está bem para liderar a direita". Recuando mais no tempo, prometeu até que o Chega "não fará parte de nenhum Governo que não promova a prisão perpétua". ...

Fact checks mais recentes