Assume-se como uma “página do PSD”, tem a identidade visual do PSD, divulga conteúdos pró-PSD, mas não é do PSD. Intitulado PSD Europa, o espaço no Facebook, que conta com quase 34 mil seguidores, diz-se vocacionado “para a diáspora portuguesa na Europa”. Ao ler o seu conteúdo, qualquer leitor é induzido em erro, sendo levado a pensar que se trata de um espaço oficial do partido. E este, que confirmou ao Polígrafo nada ter a ver com a criação e gestão da PSD Europa, está preocupado com isso.

Nas “informações da empresa” que constam na página, os seus autores afirmam que a mesma foi fundada em maio de 1974, a data de fundação do partido. Mais: no campo “sobre”, é afirmado de forma inequívoca: “Página do PSD vocacionada para a diáspora portuguesa na Europa”.

A confusão da sua identidade com o PSD prossegue na cronologia da página, onde são partilhados conteúdos de propaganda do partido.

O tom é altamente militante, recorrendo a frases apelativas, à utilização de memes, à partilha de vídeos institucionais do PSD ou de links para intervenções das suas principais figuras, nomeadamente os seus candidatos às eleições europeias – candidatos que não se sentem confortáveis com os conteúdos de uma página que não controlam e que está a ganhar cada vez mais tração.

psd
Na página, é divulgada propaganda do partido

O Polígrafo identificou entretanto o verdadeiro autor da página. Trata-se de Jorge Afonso, militante nº 26639 do PSD e membro do PSD Bélgica.

Na página do PSD Bruxelas do Facebook, o Polígrafo encontrou um texto da sua autoria, publicado no passado dia 5 de abril:

O QUE PRETENDE ANTÓNIO COSTA?

António Costa vem agora deitar areia aos olhos dos portugueses dizendo querer clarificar os limites para as nomeações de familiares.
Será que o Sr Primeiro Ministro está a pensar em quotas para familiares?
Será que o Sr Primeiro Ministro quer uma lei que diga quais os parentes a nomear?
Será que o Sr Primeiro Ministro nada sabia do que se estava a passar nos gabinetes do seu governo?
Sr Primeiro Ministro, deixemos de demagogia e populismo em tempo de eleições, nomeações familiares NÃO SE FAZEM e PONTO FINAL!

psd

Ao Polígrafo, Jorge Afonso não negou que é o administrador da página, tendo mesmo remetido um e-mail ao jornal agradecendo a realização, pelo Polígrafo, de um fact-check que desmentia uma falsidade propagada pela página. Posteriormente, esse fact-check foi partilhado pelo PSD Europa no Facebook.

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.